one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Setores como a agricultura, a navegação e a pesca têm sofrido prejuízos com a queda do nível do Rio São Francisco

Imagem:

Compartilhar:

Comitê da bacia lança campanha pela revitalização do Rio São Francisco

Criado em 28/05/14 16h17 e atualizado em 28/05/14 16h45
Por Andreia Verdélio Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco divulgou hoje (28) a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, que estabelece o dia 3 de junho como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, como o rio é chamado pelos ribeirinhos. Nessa data, várias mobilizações devem ocorrer em toda a extensão da bacia, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de revitalizar o rio.

Veja também no Portal EBC:

Copa vai gerar 1,4 milhão de toneladas de emissões de gases de efeito estufa

Para observatório, implementação do Código Florestal ainda está “engatinhando”

Alertas de desmatamento da Amazônia caíram 20%

O anúncio à imprensa foi feito pelo presidente do comitê, Anivaldo Miranda, que destacou a importância histórica e cultural do rio. “É a primeira grande via da implantação da civilização brasileira. Por isso é chamado de o rio da integração nacional. A Bacia do São Francisco é uma síntese do Brasil e todas as suas regiões e povos”.

Miranda falou ainda sobre a forte estiagem que atinge o Velho Chico, a pior em 50 anos, e sobre a vulnerabilidade do rio. “O Brasil é um país privilegiado em termos de recursos hídricos, mas isso não quer dizer que essa água se distribua de maneira igualitária. É como a natureza trabalha. Enquanto a Região Norte tem praticamente 65% dessa disponibilidade, no Nordeste temos apenas 3%. Há essa disparidade e, nesse contexto, o São Francisco é determinante e está sob enorme pressão de demandas para usos múltiplos”.

Além da geração de energia, o rio é usado para irrigação, pesca artesanal, turismo, navegação, consumo humano, entre outros. “E os usos são conflitantes, então há a necessidade de um planejamento rigoroso e uma concertação de interesses para se antecipar aos conflitos pelo uso da água”, disse Anivaldo Miranda.

O Comitê do São Francisco pede a sua inclusão na nova versão do Conselho Gestor da Revitalização. Para o grupo, um projeto real de revitalização é a única forma de barrar a degradação e melhorar a gestão dos recursos hídricos em projetos futuros.

O Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco foi criado em 2004, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com 14 ministérios, entre eles o da Integração Nacional.

Estão previstas para o dia 3 de junho ações como uma barqueata (cortejo de barcos) ecológica na cidade de Três Marias (MG); caminhadas, plantios de mudas e palestras sobre educação para as águas nos municípios de Bom Jesus da Lapa (BA), Juazeiro (BA) e Petrolina (PE); além de peixamento (colocação de alevinos) à beira do rio e doação simbólica de água ao Velho Chico, em Penedo (AL).

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário