one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


expresso df

Imagem:

Compartilhar:

Presidenta afirma que qualidade da obra pública é fundamental ao fazer inauguração no DF

Criado em 13/06/14 10h14 e atualizado em 02/01/15 16h31
Por Yara Aquino Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff fez hoje (13) viagem inaugural da primeira etapa do BRT Expresso DF – Eixo Sul. Ao discursar, ela destacou que o povo brasileiro merece as melhores obras. Dilma fez o trajeto de 10 quilômetros entre a Estação Granja do Ipê e o terminal de Santa Maria acompanhada do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e dos ministros das Cidades, Gilberto Occhi, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

“Nada daquele tempo em que se aceitava qualquer coisa para o povo brasileiro e poucos ficavam com o de melhor”, ressaltou. Ao citar a parceria entre o governo federal e o governo do Distrito Federal na obra, ela fez uma comparação com o futebol. “Na vida ninguém ganha sozinho, como um time, todo mundo ganha. Aqui houve um time para ganhar esse jogo do BRT. Agradeço aos trabalhadores que são o ataque do time, cumprimento todo o meio-campo, que somos nós, e a defesa que vai ser a sociedade civil beneficiada.”

Leia também:

Dilma diz que hostilidade sofrida na abertura da copa não a abate ou enfraquece

No total, o Eixo Sul irá somar 43,8 quilômetros ligando os terminais de Santa Maria e Gama (cidades ao sul do Distrito Federal) à Rodoviária do Plano Piloto, na área central de Brasília. O investimento total do Expresso DF Eixo Sul chega a R$ 761,4 milhões. Os ônibus articulados têm capacidade para transportar 130 pessoas e vão reduzir o tempo de viagem ao Plano Piloto. 

A etapa inaugurada hoje tem 36,2 quilômetros, sendo 27,4 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, oito estações climatizadas, dois terminais – um no Gama e outro em Santa Maria –, uma adaptação de plataforma na Rodoviária do Plano Piloto e 22 viadutos. Inicialmente, o BRT irá funcionar em fase de teste. A segunda etapa contará com 7,6 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus e a previsão é que seja concluída até dezembro deste ano.

Na cerimônia, foi assinado um termo de compromisso entre o Governo do Distrito Federal e a Caixa Econômica Federal para a expansão e modernização do Metrô e do Sistema de Transporte de Passageiros Eixo Oeste. O investimento do Orçamento Geral da União nos dois empreendimentos alcança R$ 778,5 milhões, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. O projeto prevê a implantação de 30,8 quilômetros de corredores exclusivos, 12 viadutos e um túnel na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Editora: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário