one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil 20 Copas

Imagem:

Compartilhar:

Exposição brinca com imaginário popular e traz Brasil campeão de todas as copas

Criado em 01/06/14 11h41 e atualizado em 02/01/15 17h03
Por Bruno Bocchini Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

A exposição Brasil 20 Copas, em cartaz no Museu do Futebol, na capital paulista, reconta a história de todos os mundiais, mas da forma como a maioria dos brasileiros gostaria que elas tivessem terminado: com o Brasil campeão de todas.

“A exposição pretende homenagear a participação brasileira em copas do mundo. O Brasil é a única seleção que participou de todas as edições do Mundial. Para isso, contamos a história, não exatamente como aconteceu, mas aquela história que gostaríamos de contar para todo mundo: o Brasil campeão de todas as copas”, explicou a diretora de conteúdo do Museu do Futebol, Daniela Alfonsi.

Consta do evento a exibição de um filme de 12 minutos, Brasil, Eternamente Campeão, dirigido pelo cineasta Henrique Goldman e com roteiro do escritor José Roberto Torero, que conta, brincando com o imaginário do brasileiro, como a seleção nacional se tornou a melhor das copas do mundo. Foram entrevistados jornalistas, escritores e jogadores, como Gérson (presente nos mundiais  de 1966 e 1970), Edu (1970), Alemão (1986 e 1990) e Pepe (1958).

Leia mais notícias no canal de Esportes

Os visitantes poderão deixar um depoimento gravado em vídeo com comentários sobre o desempenho da seleção nas copas. A gravação é colocada no canal do Youtube de exposição Brasil 20 Copas.

“Quem vem também conhece a história de fato. Tentamos trazer para o museu esse clima de questionamento da Copa visto nas ruas.” É uma forma de trazer o momento presente para o museu, mas de uma forma bem-humorada, leve e divertida, disse Daniela.

Objetos históricos das copas também podem ser vistos na exposição, como a camisa azul de 1958 que pertenceu a Didi, a réplica da Taça Jules Rimet – a única que foi feita diretamente da original, roubada no Brasil e supostamente derretida em 1983 – e as bolas usadas nas finais de 1958 e 1962.

A exposição fica em cartaz até 7 de setembro, no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu.

Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário