one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A exposição Experimentando Diferenças traz imagens que retratam atletas dos jogos paralímpicos de Londres 2012

Imagem:

Compartilhar:

Exposição que mostra sensações de atletas paralímpicos volta à Brasília

Criado em 14/06/14 15h33 e atualizado em 14/06/14 19h20
Por Mariana Branco Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

No segundo ano em Brasília a exposição Experimentando Diferenças permite aos visitantes saírem de sua zona de conforto e provarem as mesmas sensações de atletas paralímpicos. O projeto traz a oportunidade, por exemplo, de utilizar cadeira de rodas para jogar basquete e de chutar uma bola de futebol com uma venda nos olhos. Também estão disponíveis simuladores que imitam o desempenho de uma handbike (bicicleta movida apenas com as mãos) e de uma cadeira de rodas de velocidade, utilizada em corridas. O evento começou ontem (13) e terminará no dia 6 de julho.

Segundo Fernando Rigo curador da exposição, além de proporcionar sensações diferentes, a ideia é mostrar o lado positivo dos atletas paralímpicos. “[Queremos mostrar] superação, vitória, alto astral. A gente também está aproveitando a Copa do Mundo para fazer um evento adaptado, com ênfase no futebol de cegos. As pessoas não sabem, mas o Brasil é campeão olímpico há 13 anos [nessa modalidade]”, comenta. Outro objetivo do evento é explicar as regras dos esportes paralímpicos e formar um público expectador para as paralimpíadas de 2016, que serão efetuadas no Rio de Janeiro.

Confira mais notícias no Portal EBC:

Exploração sexual na Copa preocupa entidades em Pernambuco

Defensores públicos do Ceará reforçam ações durante a Copa

O projeto está montado no Shopping Iguatemi. Um total de 16 monitores ajuda os visitantes a utilizarem a estrutura. De acordo com Fernando Rigo, geralmente as crianças são o público mais empolgado. “Elas adoram, brincam bastante”, diz. O evento, que viaja o Brasil há cerca de um ano, tem parceria da Caixa Econômica Federal, patrocinadora do paradesporto nacional e do Comitê Paralímpico Brasileiro. Além da interação com os simuladores e com os equipamentos paradesportivos, há a chance de ver a exposição Caravana de Vencedores, com fotos das fases de treino e competições dos atletas brasileiros para os jogos paralímpicos de Londres, que foram realizados em 2012.

O fotógrafo Sérgio Dutti é o responsável pelas imagens, que também estão reunidas em um livro com o mesmo nome da exposição, lançado em janeiro do ano passado. “Acompanhei [os atletas] o ano todo, desde os primeiros treinamentos aqui no Brasil. Em agosto a gente foi para a Inglaterra, fiquei em Manchester acompanhando a preparação. O gran finale acabou sendo as paralimpíadas”, relata Dutti, que jamais havia tido contato com o universo dos paradesportos. “Eu trabalhava nos últimos 24 anos, em grandes jornais e revistas. Foi o trabalho que me deu mais prazer”, afirma.

Das 140 fotos do livro, o fotógrafo selecionou 60 para a exposição. Ele apresentou o projeto para exibi-las à Caixa Econômica Federal. Pela semelhança entre a proposta e a exposição Experimentando Diferenças, surgiu a ideia de uni-los para rodar o país. “Estamos juntos desde o primeiro momento. Esta é a 13ª exposição”, conta.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário