one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


'Araucárias: de braços erguidos ao céu' é um projeto de André Oliveira, do Coletivo Catarse (Porto Alegre) sobre a preservação de araucárias no Rio Grande do Sul

Imagem:

Compartilhar:

Fundo Verde da UFRJ lança concurso de desenvolvimento sustentável

Criado em 05/06/14 20h00 e atualizado em 05/06/14 20h32
Por Da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou hoje (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, um concurso de soluções sustentáveis, com patrocínio do Fundo Verde da universidade. O objetivo é divulgar a iniciativa - fruto de parceria com o governo do estado e com a concessionária de energia Light - que isenta a UFRJ do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da conta de luz para que o recurso seja investido em projetos sustentáveis. Além disso, o concurso busca envolver a comunidade da UFRJ no desafio de tornar o campus mais eficiente e sustentável.

Leia mais notícias de Brasil no Portal EBC

Para a professora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Coppe/UFRJ e coordenadora do Fundo Verde, Suzana Kahn Ribeiro, o projeto é importante para a redução dos gastos de energia e água. Segundo ela, "pelo campus passam cerca de 100 mil pessoas por dia, e o consumo de água e energia é muito grande. Esse projeto é importante porque a cidade universitária é praticamente uma cidade média europeia. Então, todas essas iniciativas que a gente faz no campus são um modelo em escala real, e nós estamos criando um laboratório urbano, em uma escala de um para um. A gente quer reduzir esse consumo e melhorar os indicadores do número de sustentabilidade", explicou.

Segundo Suzana, "o Fundo Verde é abastecido com a isenção do ICMS da conta de luz da cidade universitária, e o dinheiro que era para pagar o imposto estadual retorna para a UFRJ criando esse fundo que tem como objetivo esverdear o campus. A gente está desenvolvendo uma série de projetos como a questão de energia solar, eficiência energética e redução do consumo de água. Tem uma série de iniciativas no campus, de forma a promover um envolvimento maior da comunidade da UFRJ, composta por estudantes, professores, pesquisadores, funcionários, enfim, quem trabalha nessa área".

O concurso vai premiar três projetos que reduzam o consumo de água e de energia elétrica no campus da UFRJ. Para participar é preciso ter vínculo com a faculdade e enviar uma proposta de projeto sustentável para a cidade universitária, que seja viável e tenha custo máximo de implantação de R$ 500 mil, e cada candidato pode concorrer em apenas uma das três categorias: energia, água e mobilidade.

Os projetos devem ter orçamento e metodologia detalhados, e se enquadrar no Plano Diretor 2020 da UFRJ, disponível para consulta no site do projeto, e as inscrições devem ser feitas no site, no período de 5 de maio a 6 de setembro. O resultado do concurso será anunciado no dia 30 de outubro.

Uma comissão com representantes dos conselhos do Parque Tecnológico, do Fundo Verde e do Plano Diretor analisará as propostas, e as vencedoras serão financiadas pelo Fundo Verde. Os ganhadores participarão da implementação dos projetos, atuando como coordenadores por três meses, e receberão uma bolsa. Além disso, o Parque Tecnológico da UFRJ dará como prêmio um iPad para cada projeto selecionado.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário