one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Exército deixa complexos do Alemão e da Penha

Imagem:

Compartilhar:

Confrontos no Alemão já deixaram 5 policiais mortos e 23 feridos neste ano

Criado em 31/07/14 10h50 e atualizado em 31/07/14 11h00
Por Douglas Corrêa Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse que o governo continuará fortalecendo a política de pacificação no Complexo de Favelas do Alemão. Ele visitou a região para dar apoio e prestar solidariedade aos policiais, devido aos recentes confrontos ocorridos nas comunidades. Desde o início do ano até hoje (31) cinco policiais militares morreram e 23 ficaram feridos em confronto com criminosos na região.

Leia também: Mais de 70% dos policiais são a favor da desmilitarização, aponta pesquisa

Com os recentes conflitos entre militares e criminosos que ainda se escondem no complexo,  o policiamento foi reforçado na região com 150 homens, dobrando o efetivo no patrulhamento diário nas ruas, nos becos e nas favelas à procura de criminosos. A ação conta com apoio de homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tropa de eleite da corporação.

De acordo com Pezão, o governo vai continuar fortalecendo a política das UPPs com empenho e determinação. "Sabemos que a pacificação neste momento está sendo testada com esses incidentes. Vim até aqui para mostrar a minha solidariedade a vocês e às comunidades, e vamos fazer o que for preciso para manter a paz. Comigo não tem recuo. Eu vi o que a violência fez nessa região. Mas nada disso me desamina, isso só me fortalece", afirmou.

O coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Frederico Caldas, e comandantes e policiais das oito unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) dos complexos do Alemão e Penha participaram do encontro.

O governador disse que o estado iniciou ações no Alemão em 2007, com a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o teleférico, as escolas, moradias,  o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e outros serviços. "Diversas empresas saíram da região por causa da violência e agora, com a revitalização da área, este quadro está mudando. Foi a segurança que permitiu este estado crescer. Sei o que a paz representa", destacou.

Segundo o coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Frederico Caldas, a busca pela paz continua e o desafio de dar traquilidade aos moradores da região permanece. "Estamos buscando incidência zero de conflitos. Tenho 30 anos de casa e posso comparar como era antes das UPPs. Por isso, precisamos manter o processo de pacificação", afirmou.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário