one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos

Imagem:

Compartilhar:

Hemorio faz campanha para reverter baixa dos estoques de sangue em decorrência da Copa

Criado em 11/07/14 16h07 e atualizado em 02/01/15 14h47
Por Da Agência Brasil Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) está fazendo uma campanha em caráter emergencial para estimular doadores de sangue. O objetivo é aumentar o estoque de segurança já que, devido à Copa do Mundo, o número de doadores caiu em todo o país.

Acompanhe as notícias da Copa do Mundo no Portal EBC

Segundo o Hemorio, a queda de doadores causou um desequilíbrio grande dos estoques de sangue e hemoderivados no instituto, que abastece 200 hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde, (SUS).

De acordo com a coordenadora de Hemoterapia do instituto, Esther Lopes, a situação é preocupante. Na última semana, por exemplo, houve uma queda de 70% no número de doações. Com a cidade cheia de turistas, em virtude da Copa do Mundo, a preocupação fica maior, pois é preciso ter um estoque grande para possíveis emergências.

Em uma das ações da campanha, o Hemorio montou, no centro do Rio, uma unidade móvel de coleta para tentar aumentar o número de doadores. Marília dos Santos Pereira, de 57 anos, costuma doar, mas ficou um período sem contribuir por motivo de saúde, devido a um acidente que sofreu.  Assim que sua saúde melhorou, voltou às doações. Ela acredita que todos deveriam doar, por ser prático e fundamental para salvar vidas.

Para Manuel Neto, de 65 anos, que é doador voluntário desde 1972, doar sangue é um ato simples que possibilita salvar vidas. Ele vê a falta de doadores como um motivo a mais para doar sangue e convoca todos a seguirem o seu exemplo: "Gente, doe sangue, porque doar sangue é salvar vidas Quem tem até 65 anos e está bem de saúde pode doar, venha sempre.", disse.

Pode ser doador qualquer pessoa em bom estado de saúde, com idade entre 16 e 69 anos, pesando mais de 50 quilos e não faça uso de medicamento controlado. O interessado pode comparecer à unidade do Hemorio, no centro do Rio de Janeiro (Rua Frei Caneca, 8) portando documento oficial de identidade com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não tomar bebida alcoólica 12 horas antes.

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário