one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cristo Redentor, um dos cartões postais do Rio de Janeiro e do Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Rio vai sediar congresso mundial de arquitetura em 2020

Criado em 11/08/14 15h31 e atualizado em 11/08/14 15h46
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Fruto do esforço conjunto dos governos federal, estadual e municipal, o Rio de Janeiro foi escolhido neste domingo (10) como sede do Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA) de 2020, vencendo as cidades de Paris,  na França, e Melbourne, na Austrália, em votação durante a Assembleia Geral da entidade, ocorrida em Durban, na África do Sul.

Falando nesta seegunda (11) à Agência Brasil, o secretário estadual de Turismo, Cláudio Magnavita, disse que a escolha do Rio representa a primeira conquista de um megaevento após a Copa do Mundo de Futebol. O secretário salientou que a Copa gerou a imagem de que o Brasil pode sediar congressos internacionais pela importância da estrutura  existente. “Isso aumentou a confiança”.

Leia mais notícias de Brasil no Portal EBC

O secretário avaliou que a vitória do Rio de Janeiro sobre as concorrentes foi positiva para o país. “É o primeiro de uma série de  outros eventos que estão sendo captados no exterior. Esse é o grande  legado que nós temos dos grandes eventos esportivos: a visibilidade que o Brasil passou a ter, deixando de ser um destino de prateleira e passando a  ser um destino de vitrine no mercado internacional de turismo”.

Cláudio Magnavita lembrou que a Copa deixou como principal ativo no Rio de Janeiro a imagem internacional de  que a cidade vive um clima de tranquilidade e onde os turistas podem circular, além de destacar a infraestrutura que foi implantada. “Não existe metrópole  hoje no mundo com um volume de obras como o Rio está tendo. Isso vai levar também os arquitetos, que são formadores mundiais, a terem uma percepção pós-Copa do Mundo dessa transformação que o Rio está vivendo”.

Para a diretora cultural do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Cêça Guimaraens,  a escolha do Rio como sede do congresso da UIA significa a consolidação de uma arquitetura ativa e, em especial,  da ação do IAB no sentido de  colocar o planejamento urbano e a melhoria das cidades na agenda da sociedade. “Nesse congresso, nós vamos ampliar o nosso raio de ação, porque essa agenda vai tomar um vulto internacional”, disse à Agência Brasil.

A arquitetura está preparando para levar para o congresso mundial no Rio três grandes eixos de debates, informou Cêça. O primeiro deles se refere à melhoria das cidades, ou seja, à melhoria dos espaços públicos abertos, enquanto o segundo eixo trata da melhoria da produção para moradia. Isso envolve uma habitação de qualidade e um espaço coletivo público também de qualidade.

Cêça  Guimaraens esclareceu que isso se traduz em possibilidades  de movimentação das pessoas nas cidades,  acesso aos  empregos, saneamento e esgotamento sanitário para todos. “Enfim, a cidade  é o lugar que a humanidade escolheu para viver bem. E  isso, desde os gregos. Então, nós precisamos garantir esse viver bem”.

O terceiro eixo se refere ao ensino, “à formação dos arquitetos e dos profissionais cujas disciplinas são articuladas à arquitetura e ao urbanismo, como geógrafos,  sociólogos, antropólogos, nossos parceiros nessa luta pela qualidade de vida nas cidades para todos”. O Congresso Mundial da UIA 2020 já tem previsão de espaços reservados no Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro. A expectativa é que o evento reúna cerca de 15 mil congressistas . O próximo congresso, que antecede imediatamente ao do Rio, vai ocorrer em 2017 na cidade de Seul, Coreia do Sul, escolhida há três anos.

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário