one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo cria comissão de especialistas para avaliar Pnad

Criado em 23/09/14 09h37 e atualizado em 23/09/14 10h01
Por Paula Laboissière Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicada hoje (23) no Diário Oficial da União cria uma comissão de especialistas para avaliar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). De acordo com o texto, o grupo, composto por cinco integrantes, será responsável por avaliar os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e identificar “a eventual necessidade de revisão” dos números.

Leia também no Portal EBC:

IBGE erra em cálculo estatístico da Pnad

Governo apurará erros na Pnad, diz Ministério do Planejamento

Ainda segundo a portaria, o prazo para a conclusão dos trabalhos de revisão será dois meses, podendo ser prorrogado por ato da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. Na última sexta-feira (19), o IBGE informou que houve erro em alguns dos resultados divulgados na Pnad no dia anterior. O índice de Gini, por exemplo, que mede a desigualdade no país, estava em 0,496 em 2012 e, em 2013, caiu para 0,495, indicando redução da desigualdade social. No entanto, inicialmente, havia sido divulgado um índice de 0,498, o que mostraria aumento da desigualdade.

O diretor de Pesquisa do instituto, Roberto Luís Olinto Ramos, argumentou que todos os dados puros da Pnad estão corretos, mas que houve um erro técnico que superestimou a população das regiões metropolitanas do país, o que influenciou em outros dados, como o índice de Gini.

A presidenta do IBGE, Wasmália Bivar, pediu desculpas a toda a sociedade pelo erro, mas afirmou que, do ponto de vista significativo, os resultados não mudaram substancialmente.

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário