one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Museu Itinerante do Coração ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares

Criado em 29/09/14 16h05 e atualizado em 29/09/14 16h31
Por Paula Laboissière Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Em linguagem simples, com o auxílio de diversas imagens e muita tecnologia, o Museu Itinerante do Coração ajuda a difundir medidas de prevenção a doenças cardiovasculares na capital federal. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cardiologia e está à disposição do público até às 18h de hoje (29), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Leia também: Vida saudável afasta risco de doenças cardiovasculares

No local, o público tem acesso a dicas de alimentação saudável e pode, por exemplo, montar pratos virtuais, escolhendo alimentos e verificando, posteriormente, se a escolha foi correta ou não. Também é possível conhecer, em tamanho natural, o  menor coração e o maior coração de um vertebrado, o do beija-flor e o da baleia.

A dentista Soraya Moreti, 38 anos, levou as filhas Maria Fernanda e Maria Eduarda, de 5 anos e 3 anos, para conhecerem o museu. As meninas aprenderam, inclusive, a fazer massagem cardíaca. “Recebi um folder da escola, achei interessante e resolvi trazê-las. A mais velha já havia feito uma visita ao Corpo de Bombeiros e gostou bastante”, comentou.

Apesar de muito novas, as filhas de Soraya são capazes de ajudar uma pessoa inconsciente e sem respiração até a chegada de equipes de emergência, conforme explicou a educadora física e enfermeira Déborah Kabani. Ela é responsável por transmitir a técnica da massagem cardíaca no museu. “Se ninguém fizer nada, em cinco minutos o paciente tem danos cerebrais e, em dez minutos, a morte é quase certa”, afirmou.

Funcionária pública, Angélica Ponte, 53 anos, também decidiu levar o filho Luiz Guilherme, 8 anos, para conhecer o museu. “Queria que ele aprendesse, mas a gente acaba aprendendo também”. Questionado sobre a atração preferida, Luiz Guilherme não exitou: “Aprendi a montar um prato saudável. Gosto muito de comer fruta e verdura”.

Além de Brasília, o Museu Itinerante do Coração já passou por Curitiba, São Paulo e Salvador, sempre acompanhando o Congresso Brasileiro de Cardiologia. A ideia da entidade é que, futuramente, ele possa se tornar uma exposição fixa.

 

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário