one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nos dois primeiros meses deste ano, foram notificados 87.136 casos de dengue no país

Imagem:

Compartilhar:

Oiapoque decreta situação de emergência devido à febre chikungunya

Criado em 26/09/14 18h14 e atualizado em 26/09/14 19h04
Por Aline Leal Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Depois de registar quatro casos confirmados de chikungunya e suspeita de 147, o município de Oiapoque, no Amapá, decretou na manhã de hoje (26) situação de emergência. Isso significa que o município de cerca de 35 mil habitantes está pedindo ajuda do estado e do Ministério da Saúde para enfrentar a situação.

Leia mais notícias no Portal EBC

AP registra 129 casos suspeitos de chikungunya, mas governo nega surto

A capital do estado, Macapá, está com suspeita de 16 casos e Santana suspeita que duas pessoas estão com o vírus. Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do  Estado do Amapá, Iracilda Costa da Silva, profissionais de saúde das três cidades receberam treinamento do Ministério da Saúde para identificar e tratar a doença.

Segundo Iracilda, na maioria dos casos, os pacientes não precisam ser internados, passam apenas por consulta médica. O tratamento é feito para combater os sintomas, com analgésico (paracetamol), hidratação adequada e repouso.

Assim como a dengue, a febre chikungunya é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictos, mas só tem um sorotipo, ou seja, cada pessoa só pega a doença uma vez. Os sintomas também são os mesmos da dengue: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações e podem durar de três a dez dias.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário