one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sistema Cantareira

Imagem:

Compartilhar:

Cantareira: Sabesp quer aumentar a capacidade em 10,7%

Criado em 23/09/14 13h39 e atualizado em 23/09/14 14h02
Por Fernanda Cruz Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Em nota divulgada hoje (23), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que o início da captação da segunda cota da reserva técnica, o chamado volume morto, aumentaria em 10,7 pontos percentuais a capacidade do Cantareira. O nível dos reservatórios desse sistema registra quedas contínuas e chegou hoje a 7,8% da capacidade. Há um ano, o nível era de 42%.

De acordo com a Sabesp, a obra para captação da segunda cota, que foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), está em andamento e fornecerá 106 bilhões de litros ao sistema. Segundo o Daee, a Sabesp solicitou permissão para o início da captação, mas não conseguiu autorização do departamento, já que faltou estudo operacional. A ANA também exigiu a entrega de um Plano Operacional dos Reservatórios, o que a Sabesp ainda não fez.

Crise no abastecimento de água é tema do fórum Arq.Futuro em São Paulo

Conforme a nota da companhia, a água da segunda cota será usada apenas se houver necessidade. Acrescenta que o fornecimento à população está garantido até o próximo ano. “Na remota hipótese de não chover uma gota na próxima estação chuvosa, está garantido o abastecimento até março de 2015, quando estará consolidado o próximo período de chuvas”, ressalta o documento.

O Cantareira, que fornece água para 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo e para as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, sofre a maior falta de chuva de sua história. Em maio, teve início o uso da reserva técnica, que acrescentou 182,5 bilhões de litros de água, equivalente a 18,5%, sobre o volume total do sistema.

Na última sexta-feira (19), a ANA se retirou do Grupo Técnico de Assessoramento para a Gestão do Sistema Cantareira, criado em fevereiro para discutir a crise hídrica e também integrado pelo DAEE e pela Sabesp. A agência discordou do governo paulista sobre a ausência de recomendações de vazões a serem praticadas.

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário