one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estátua da Justiça, da Praça dos Três Poderes, em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

AGU pede que Plenário do STF decida sobre auxílio-moradia para juízes

Criado em 13/10/14 20h56 e atualizado em 13/10/14 21h12
Por Michèlle Canes Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (13), uma petição para que a decisão sobre o pagamento de auxílio-moradia aos juízes federais seja levado ao Plenário da Corte. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da AGU.

Saiba mais: Grupo de bolivianos é encontrado em situação análoga à escravidão em São Paulo

De acordo com o texto, a instituição alega que, por se tratar de um tema que traz impacto aos cofres públicos, a ação não poderia ser julgada monocraticamente. Em setembro, o relator do processo, ministro Luiz Fux, decidiu pelo pagamento do benefício. Segundo a AGU, o recebimento do auxílio, apenas pelos magistrados federais, representaria um gasto de mais de R$ 355 milhões.

A Advocacia-Geral da União alega também que estender o benefício a pessoas que não faziam parte da ação inicial seria ilegal. Isso, porque a ação foi proposta inicialmente por um grupo de juízes, mas a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) passou a fazer parte da mesma para que todos os magistrados tivessem o direito de receber o benefício.

Segundo a assessoria do STF, a decisão monocrática  pode ser tomada para agilizar um processo e o próprio relator, caso acredite ser necessário, pode levar o caso ao Plenário da Corte. Agora, o pedido da AGU será encaminhado ao ministro Luiz Fux. A petição será avaliada e encaminhada à presidência da Corte, que é responsável pela pauta do plenário.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário