one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sistema Cantareira

Imagem:

Compartilhar:

Chove em São Paulo, mas nível do Cantareira continua baixo

Criado em 27/10/14 11h23
Por Marli Moreira Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Nos últimos três dias, o nível do Sistema Cantareira caiu 0,6 ponto percentual. Nem mesmo a chuva de média intensidade ocorrida ontem (26) foi suficiente para conter a queda gradual que se observa, desde o último verão, na maior estiagem da história na Região Sudeste. O tempo hoje (27) está claro na capital paulista e há alguma possibilidade de chuva mais forte apenas para o último dia do mês, sexta-feira (31).

Leia mais notícias:

Cantareira segue em queda e registra 13,4% já com segunda cota

Na última sexta-feira (24), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) passou a contabilizar o acréscimo de 105 bilhões de litros da segunda reserva técnica para o abastecimento. O bombeamento, porém, ainda não começou porque ainda restavam 28 bilhões de litros da primeira reserva técnica ou volume morto – água que fica abaixo da captação por gravidade. Com esse novo volume, o nível de operação subiu de 3% para 13,6% e, hoje, já baixou para 13%.

O total de chuva acumulada no mês até ontem, de acordo com a empresa, atingiu 42,5 milímetros – bem inferior ao registrado há um ano quando tinha alcançado 119,8 milímetros. A média história está em 130,8 milímetros.

A meteorologista Helena Turon Balbino, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou que o calor voltará a fica intenso na quinta-feira (30), favorecendo as pancadas de chuva, efeito “do encontro da brisa do mar com o clima quente”. Mas as áreas de instabilidades mais significativas são esperadas apenas para o dia 31, com a atuação da passagem de uma nova frente fria.

Segundo a meteorologista, a chuva de ontem registrada no Mirante de Santa, na zona norte da capital paulista, alcançou 11,6 milímetros, o que é pouco para influenciar a reposição do que se perdeu em captação. “Deveremos fechar o mês com um outubro muito mais seco do que em anos anteriores.”

Editora: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário