one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 2 mil famílias ocupam terreno próximo ao Itaquerão

Imagem:

Compartilhar:

ConCidades aprova resolução para acelerar regulações fundiárias no país

Criado em 31/10/14 21h07
Por Marcelo Brandão Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Conselho das Cidades (ConCidades), em sua 42ª Reunião, aprovou hoje (31), em Brasília, uma resolução para criação de um programa federal de regularização fundiária. O encontro do conselho foi encerrado com a criação de um programa de regularização das várias ocupações ilegais no país.

Representante dos movimentos populares no ConCidades, Getúlio Vargas Júnior disse que o governo avançou na questão da falta de moradia, mas que o problema de comunidades irregulares ainda é grande no país. “Temos muita dificuldade de mexer nessas comunidades, que são irregulares nas questões jurídicas e ambientais. Ocupações históricas, com mais de 30, 40 anos, também precisam dessa regularização fundiária para que o cidadão possa ter titulação da moradia, possa viver com segurança”.

Veja também no Portal EBC:

Para garantir moradia, governantes terão de enfrentar especulação imobiliária

Para Júnior, o trabalho dependerá de uma articulação entre várias entidades. “O déficit qualitativo são 15 milhões de moradias em todo o Brasil. A gente pretende regularizá-las com esse programa mais massivo. É preciso haver diálogo com as defensorias estaduais, Ministério Público estadual e comunidades. Por isso, a dificuldade. Temos de envolver muitos atores para proceder essa regularização", salientou”.

Henriqueta Arantes é representante do setor empresarial no conselho. Ela também defende a regularização fundiária no país. “É uma questão séria, que o Brasil precisa enfrentar e que atinge profundamente as cidades. Se ocorrer dentro de uma razoabilidade, com respeito ao direito de propriedade, e não esquecendo a função social da propriedade, ela trará muitos avanços para a sociedade”.

Segundo Henriqueta, o segmento empresarial poderia ter espaço mais representativo no processo. “Acho que o conselho teria performance muito mais produtiva se tivéssemos a sociedade representada de forma igualitária. De toda forma, é uma espaço que a gente consegue conviver com as diversidades, com as diferenças, tanto na postulação dos segmentos quanto regionalmente”.

Outra resolução do ConCidades foi a criação de um grupo de trabalho ministerial para que, com o próprio conselho, possa dar andamento no texto de criação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, ideia desenvolvida durante a 5ª Conferência Nacional das Cidades, em novembro de 2013. Conforme Getúlio Júnior, o objetivo é encaminhar, com rapidez, a minuta do sistema ao Congresso Nacional.

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário