one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Incra reconhece comunidade quilombola no Paraná

Criado em 23/10/14 16h38 e atualizado em 23/10/14 16h46
Por Agência Brasil Edição:Armando Cardoso

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconheceu uma área de 2,9 mil hectares no Paraná como território remanesceste de comunidades quilombolas. A portaria foi publicada na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União. Um hectare corresponde aproximadamente às medidas de um campo de futebol oficial.

Leia também:

CNBB manifesta preocupação sobre territórios indígenas

Fundação Cultural Palmares certifica mais 27 comunidades remanescentes de quilombos

Localizada a cerca de 350 quilômetros de Curitiba, a área fica na Reserva do Iguaçu e abriga a comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha. Segundo representantes do Incra, com a portaria as 400 famílias que vivem no território terão direito ao uso e, posteriormente, à posse das terras.

Desde 2013, conforme o instituto, 31 territórios foram reconhecidos como comunidades quilombolas. O processo começa como o autoconhecimento das comunidades, que pedem à Fundação Cultural Palmares para que sejam certificadas como remanescestes de quilombos. Com a certificação, o Incra abre processo, que pode culminar com a posse definitiva do território.

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário