one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Exagero de exercícios pode levar a vigorexia

Imagem:

Compartilhar:

Menos da metade dos latino-americanos fazem atividade física

Criado em 15/11/14 16h10
Por Aline Leal Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

 Artistas circenses do Grupo Coletivo Ambidestro (José Cruz/Agência Brasil)

Pesquisa mostra que nos países latino-americanos a conscientização da necessidade de fazer atividade física é baixaArquivo/Agência Brasil

Estudo feito em nove países americanos mostra que a prática de atividade física é hábito de poucos latino-americanos. Segundo o levantamento, enquanto no Canadá e nos Estados Unidos 68% da população se exercitam duas ou mais vezes por semana e apenas 14% não pratica nenhuma atividade, nos países da América Latina são 41% os que se exercitam e 31% não fazem nenhuma atividade.

Confira outras notícias do Portal EBC:

Ministério fiscalizará teor de suco de fruta ou polpa em bebidas não alcoólica

Após dois dias internado, Pelé deixa hospital

O levantamento Percepção e Realidade – Um Estudo sobre a Obesidade nas Américas foi organizado pela WIN Américas, em nove países do continente americano - Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Panamá e Peru - que representam 90% da população da região. No Brasil, a pesquisa foi feita pelo Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência.

Segundo a pesquisa,  as mulheres têm uma percepção mais crítica de sua saúde do que os homens: 67% delas se declaram saudáveis, percentual que sobe para 72% entre os homens. Eles, entretanto, têm mais dificuldades para enfrentar os problemas relacionados ao sobrepeso. Pelo menos 40% dos homens declaram estar acima do peso, porém, de acordo com seu Índice de Massa Corporal (IMC), 52% têm sobrepeso de fato. Entre as mulheres as percepções se invertem: 46% dizem estar com sobrepeso mas o cálculo do IMC mostra que, na realidade, 43% delas estão acima do peso.

obesidade

Obesidade ainda é fator de risco entre os brasileirosWilson Dias/Agência Brasil

Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, de 2013, indicam que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso e 17,5% são obesos. Os percentuais são 19% e 48% superiores aos ocorridos em 2006, quando a proporção era 42,6% e 11,8%, respectivamente. A obesidade é considerada fator de risco para doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão e alguns tipos de cânceres.

Segundo o estudo, apesar de 75% dos cidadãos das Américas desejarem mudar a  alimentação, apenas 19% conseguem fazer essas alterações com sucesso. Os dados mostram que brasileiros são os mais dispostos: 89% mudariam seus hábitos alimentares. Os americanos e canadenses aparecem na sequência, com 77% e 76%, respectivamente. Os mexicanos se mostram muito resistentes, 50% não querem mudar sua maneira de se alimentar.

A pesquisa foi feita entre agosto e setembro de 2014, com 10.786 entrevistados de nove países do continente.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário