one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Águias, de São Paulo, foi o campeão do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas

Imagem:

Compartilhar:

Problemas financeiros ameaçam tradicional equipe de basquete de Franca

Criado em 26/11/14 14h16
Por Fernanda Cruz* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O Franca Basquete Clube, uma das equipes mais vitoriosas do país, está ameaçado por dificuldades financeiras. Com o fim do auxílio financeiro do seu principal patrocínio, que encerrou o contrato em agosto, o clube tenta se sustentar com a contribuição de sócios-torcedores e de campanhas de doações da torcida.

“O clube precisa de dinheiro para pagar as contas, para acertar a parte de jogadores. Precisamos de R$ 230 mil por mês para a folha de pagamento dos jogadores”, disse o presidente do Franca Basquete, Alexandre Resende. Os atletas têm um mês de atraso no pagamento dos salários.

Localizada a 400 quilômetros da capital paulista, a cidade de Franca é conhecida por ser a capital do calçado e também do basquete. Com larga tradição no município, o basquete francano foi 11 vezes campeão brasileiro e vice-campeão mundial por duas vezes.

Leia também:

Brasil e Paraguai firmam parcerias no esporte para as Olimpíadas

O ex-jogador Hélio Rubens participou da conquista de todas essas vitórias nacionais como jogador ou como técnico do clube. “É bastante especial, porque a minha cidade natal é uma tradição que não tem similar no mundo. São mais de 60 anos ininterruptos formando técnicos e atletas e conquistando títulos que nenhuma outra cidade tem”, disse ele.

O Ginásio Pedrocão, onde os jogos são disputados em Franca, é símbolo dessa história. “Quem já jogou aqui sabe que a energia é diferente. A torcida apoia, mas nos momentos difíceis tem que ter a cabeça boa, porque eles [os torcedores] cobram, entendem de basquete”, disse Léo Meidnl, atual ala do Franca Basquete.

Até mesmo os adversários concordam sobre o valor do ginásio francano. “Esse é o templo do basquete. Sempre vai estar lotado, por mais que o time não esteja em um momento bom no jogo, a torcida estará ajudando e acompanhando o time”, disse Arthur Pecos, armador do Paulistano.

André Coimbra, atual pivô do Franca Basquete, disse que os atletas continuam motivados a jogar e tentam deixar os problemas financeiros fora da quadra. “Estou tentando não pensar. Na hora em que a gente entra nas quatro linhas, é só jogar basquete. Cada jogador tem suas conta para pagar, mas a gente está aqui acreditando na diretoria. A gente vai confiar até onde for possível, vai batalhar e estar junto com o time”, declarou.

O presidente do Franca Basquete confia na ajuda da população. Além das doações, que podem ser feitas por meio da página www.francabasquete.com.br, o clube tem feito uma ação nas empresas calçadistas do município. “Cada uma paga um valor por mês. Oito já aderiram a essa forma de patrocínio”, informou.

Ele ainda espera que alguma grande empresa queira se tornar a patrocinadora principal da equipe no próximo ano. “No fim de ano, a parte de marketing das empresas está fechada. É uma fase difícil para arrumar um patrocinador master”, declarou.

*Com informações da TV Brasil

Editora: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário