one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As represas de Jaguari-Jacareí, na região de Bragança Paulista, atingiram hoje (03/06), 0% da capacidade de seu volume útil

Imagem:

Compartilhar:

STF remarca audiência de mediação sobre Sistema Cantareira para dia 27

Criado em 20/11/14 18h34 e atualizado em 20/11/14 19h42
Por Luciano Nascimento Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux adiou para o próximo dia 27 a audiência de mediação, convocada em ação do Ministério Público Federal (MPF), que questiona a captação de água do Rio Paraíba do Sul. no Rio de Janeiro, para abastecer o Sistema Cantareira, em São Paulo.

A audiência estava marcada para hoje (20), mas foi adiada devido à dificuldade de algumas autoridades confirmarem presença.

O MPF sustenta a necessidade de estudos adicionais sobre os impactos ambientais da captação, que diminuiria a vazão do rio. Segundo o órgão, a realização de obras de captação de águas oferece sérios riscos ao meio ambiente, bem como à vida e à saúde das populações dos estados de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Na ação, o MPF pede que a Agência Nacional de Águas (ANA) não autorize as obras de captação, ou suspenda eventual autorização concedida até que sejam feitos estudos ambientais pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com participação dos órgãos estaduais de licenciamento ambiental de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Pede, ainda, que seja feita consulta pública a todas as comunidades possivelmente afetadas pela diminuição da vazão do rio.

Segundo o ministro Luiz Fux, é “imprescindível [que haja] diálogo propositivo entre os estados da Federação diretamente afetados pelo problema, especialmente porque todos os entes envolvidos buscam um mesmo objetivo: a melhor maneira de fornecer água para suas populações”.

Além do MPF, foram convidados para participar da audiência a União, a ANA, o Ibama e os estadoe de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Segundo a mediação divulgada ontem (19), pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira atingiu 10%.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário