one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Tempo de espera para retirada de passaporte no Rio pode chegar a 90 dias, diz PF

Criado em 06/11/14 17h38 e atualizado em 06/11/14 17h42
Por Da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Passageiros no Rio de Janeiro reclamam da demora para conseguir o atendimento nos postos da Polícia Federal (PF) para a confecção de passaporte. Segundo a PF, o tempo de espera para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na zona norte do Rio, é 45 dias. Alguns usuários afirmam, porém, ter conseguido data somente dois meses depois. Nos demais três postos da PF na cidade, localizados nos shoppings Rio Sul e Leblon, na zona sul, e no Shopping Via Parque, na zona oeste, a espera é maior e pode chegar a 90 dias, de acordo com o órgão.

A PF informou que vem adotando medidas para minimizar o problema. Uma delas foi prolongar o horário de serviço no aeroporto do Galeão, que passou a ser das 7h à meia-noite de segunda a sexta-feira. Outra iniciativa foi estender o atendimento também para os finais de semana e feriados.

A técnica de informática Rosângela dos Santos Rodrigues trabalha no Cosme Velho, zona sul do Rio, e diz que procurou agendamento no mês de agosto para todos os postos da proximidade, mas só conseguiu no final de outubro para o aeroporto do Galeão.

“Tentei vaga no Rio Sul e no Leblon, só que esperaria mais de três meses. Consegui marcar um pouco antes para aqui no Galeão, mas a gente passa por um monte de dificuldades: distância, trânsito, pouca opção de transporte e estacionamento caro”, criticou. Rosângela acrescenta que precisou faltar um dia no trabalho somente para comparecer ao posto do aeroporto.

A técnica de informática ainda relata que sua filha enfrentou o mesmo problema. “Ela entrou no site da Polícia Federal para agendar [a retirada do] passaporte em outubro e a data mais recente era janeiro, também no aeroporto, justamente no mês em que ela vai viajar”.

A operadora de turismo Cristiane Marinho mora no bairro do Maracanã e também tentou marcar o atendimento na zona sul, pela proximidade com seu bairro. Ela reclama da pouca quantidade de postos da Polícia Federal para obter o documento. “Toda vez que vou tirar o passaporte é a mesma coisa. Final de ano, período de férias, eles sabem que aumenta a demanda. Deveriam aumentar também a quantidade de locais de atendimento”, sugere.

A PF estuda a criação de novos postos no município do Rio, em shoppings das zonas oeste e norte. O órgão não estimou, porém, quando as novas unidades entrarão em funcionamento.


 

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário