one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Emblema Oficial da Copa do Mundo 2018

Imagem:

Compartilhar:

Brasil coopera com organização da Copa na Rússia e no Catar

Criado em 03/12/14 13h42 e atualizado em 03/12/14 14h02
Por Vinícius Lisboa Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Depois de receber a Copa do Mundo de 2014, o Brasil está cooperando com a organização das próximas duas competições: na Rússia, em 2018, e no Catar, em 2022. De acordo com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o país firmou um termo de cooperação com a Rússia e recebeu 120 servidores do Catar durante os jogos para transmitir a experiência obtida com a organização do evento.

"Já tivemos algumas reuniões e assinamos um protocolo de cooperação com a Rússia. Vamos cooperar naquilo que eles julguem importante, tanto no campo privado quanto no público. Servidores que trabalharam na Copa vão integrar o esforço russo de organização", disse Rebelo no Seminário Copa 2014 – Legados para o Brasil, realizado hoje (3) no auditório do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro.

Leia também:

Confira como ficaram os grupos da Copa Libertadores da América 2015

Rebelo destacou que a escolha do Catar para sediar os jogos é importante por inaugurar a realização de copas do Mundo em países árabes. "Acho que agora chega a um público que tem muito amor pelo futebol. O Catar tem capacidade de organizar a Copa, com suas peculiaridades, como levar em consideração o clima e encontrar o melhor momento", disse Rebelo, ao contar que os servidores do país que vieram ao Brasil para a competição acompanharam os planos de gestão de todos os estados e pediram a continuidade da cooperação.

Para o ministro, a realização de três copas do mundo em países do Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul) pode ter gerado desconforto: "A Fifa [Federação Internacional de Futebol] fez uma opção de organizar três copas do mundo nos países dos Brics: África do Sul (2010), Brasil (2014) e Rússia (2018). Naturalmente, essa escolha pode gerar algum desconforto geopolítico a quem não acha que os Brics são uma opção importante para a economia do mundo. Mas essa opção foi feita".

*A matéria foi alterada às 13h40 do dia 3/12/2014 para correção de informações sobre os anos da Copa do Mundo da Rússia e do Catar

Editora: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário