one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


publicidade infantil

Imagem:

Compartilhar:

Brasileiro passa, em média, mais de quatro horas em frente à TV, mostra pesquisa

Criado em 19/12/14 13h15
Por Paulo Victor Chagas Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Historicamente conhecida como o meio de comunicação mais acessível e consumido pelos brasileiros, a televisão tem sido cada vez mais usada, de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, divulgada hoje (19) pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. A audiência aumentou 75% de março a dezembro deste ano. Na última edição, publicada em março, 65% das pessoas viam TV diariamente.

Leia também no Portal EBC:

Brasileiro passa mais tempo na internet que vendo TV

Mais de 40% dos brasileiros usam a internet como meio de comunicação

O aumento do hábito de assistir à televisão também foi demonstrado pelas horas em que o brasileiro permanece diante do aparelho: de segunda a sexta-feira, o período de entretenimento passou de 3h29 para 4h31, em média, enquanto nos finais de semana aumentou de 3h32 para 4h14. A pesquisa procura demonstrar como o brasileiro se informa. Para isso, foram feitas 18.312 entrevistas em 848 municípios, entre os dias 5 e 22 de novembro.

A pesquisa fez a seguinte pergunta: Por que os brasileiros apertam o botão “ligar” da TV?. De acordo com o resultado, 79% dos entrevistados usam o veículo para se informar, 67%, como forma de entretenimento, 32%, quando estão com o tempo livre e 19% acompanham algum programa específico. Outro meio de comunicação bastante consumido nos lares brasileiros é o rádio, que também é ouvido preponderantemente em busca de informação (63%), diversão (62%), para passar o tempo (30%) e ouvir programa específico (14%).

O número de pessoas que utilizam o rádio sete dias por semana também aumentou: de 21% em março para 30%. O percentual que respondeu que não ouve rádio em nenhum dos dias da semana passou de 39% para 44%. Apesar disso, nos dias de hoje, dos dispositivos móveis, o velho radinho de pilha ou ligado na tomada ainda é o modo preferido pelos brasileiros de ouvir notícias: 80% usam aparelhos de rádio tradicional e só 8% ouvem rádio quando estão no carro. Esse é o mesmo percentual de quem escuta rádio pelo celular.

Se a média diária de tempo que os brasileiros passam assistindo à TV de segunda a sexta-feira é 4h31, os pernambucanos são os que mais contribuem para essa permanência: ficam 5h37 à frente do televisor, em média, exatamente duas horas a mais do que os amapaenses (3h37), que estão no outro extremo.

Por outro lado, a média de horas dos brasileiros que ouvem rádio é um pouco menor: 3h42 nos dias de semana, índice que também aumentou em relação à pesquisa anterior. Quem mora no Espírito Santo, porém, costuma usar esse meio de comunicação por 4h36 de segunda a sexta, enquanto os marahenses ouvem o rádio por menos tempo: 2h33.

Se o assunto é assistir à TV, quanto mais nova é a geração, menos frequente é o hábito. A pesquisa revela que 69% dos jovens entre 16 anos e 25 anos veem televisão todos os dias da semana, percentual que sobe para 71% na próxima faixa etária (26 anos a 35 anos) e salta para 78% entre quem tem idade acima de 65 anos. O costume de acordo com a idade se mantém quando o veículo é o rádio: 36% dos idosos escutam todos os dias, enquanto apenas 23% dos jovens, com até 25 anos, o fazem diariamente.

A confiabilidade da mídia também foi medida pela pesquisa. Os veículos impressos são os mais confiáveis, segundo os entrevistados. Quem “confia sempre” ou “muitas vezes” nesse tipo de informação representa 58% da amostra, seguidos dos que confiam nas notícias da TV (54%) e do rádio (52%).

No campo da mídia pública, a TV Brasil ainda não é conhecida por 68% dos brasileiros, enquanto 31% se lembram do canal. O percentual de desconhecimento aumentou desde a última pesquisa, já que 62% disseram, em março, não conhecer, “mesmo só de ouvir falar”. A mesma pergunta foi respondida positivamente por 37% dos entrevistados nas primeiras pesquisas.

Os veículos e programas estatais também foram analisados na pesquisa. A NBR, canal de TV oficial do governo federal, foi lembrada por 15% das pessoas, ante 23%. A Voz do Brasil, que vai ao ar diariamente na grade de quase todas as emissoras de rádio, é conhecida por 57% dos entrevistados, dos quais 63% disseram que nunca escutam o programa e 32% ouvem pelo menos uma vez por semana.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário