one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Testes rápidos anti-HIV querem diminuir os casos não notificados, possibilitar um diagnóstico precoce e promover um tratamento adequado ao paciente

Imagem:

Compartilhar:

HIV: tratamento precoce previne infecções

Criado em 01/12/14 17h50 e atualizado em 01/12/14 18h32
Por Paula Laboissière Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Iniciar precocemente o tratamento contra o HIV é uma boa estratégia para a saúde do paciente e também para evitar novas infecções pelo vírus. É o que defende a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Valdiléa Veloso.

Leia mais notícias no Portal EBC

Estratégias de combate ao HIV devem ter jovens como foco, diz Unaids

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado hoje (1º), ela disse que já são 33 anos desde a publicação dos primeiros casos da doença. Entre idas e vindas, a recomendação atual, segundo Valdiléa, é tratar o paciente precocemente, mas a imagem que permanece na cabeça das pessoas e de alguns profissionais de saúde é que o tratamento tem efeitos colaterais fortes e pode esperar.

O Brasil aderiu a essa orientação no final do ano passado, quando ficou estabelecido que todo paciente diagnosticado como soropositivo na rede pública iniciaria o tratamento logo em seguida, independentemente da carga viral. Os resultados, de acordo com a pesquisadora, foram o aumento na sobrevida e uma expectativa de vida bem próxima à da população em geral.

“Foram se acumulando trabalhos, publicações e estudos demonstrando os benefícios do tratamento precoce”, disse. “Hoje, ao contrário de quando surgiram os antirretrovirais, temos drogas melhores, mais fáceis de tomar e com efeitos colaterais muito menores”, completou.

Para prevenir novos casos de infecção pelo vírus do HIV, a também pesquisadora da Fiocruz Beatriz Grinstein defende a chamada terapia pré-exposição, que consiste em oferecer medicamentos antirretrovirais a pessoas não soropositivas, mas consideradas em alto risco para a infecção, como profissionais do sexo, usuários de drogas e parceiros de soropositivos.

A terapia, segundo ela, foi aprovada pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) em 2002 e tem se mostrado eficaz sobretudo entre homens que fazem sexo com homens. “O calcanhar de aquiles dessa estratégia, entretanto, é a adesão”, destacou.

Outro cuidado, de acordo com Beatriz, é que ela seja oferecida não de forma isolada, mas em um contexto de prevenção combinada, com testagem frequente, aconselhamento, monitoramento de doenças sexualmente transmissíveis e acesso a preservativos, as agulhas e seringas.

No Brasil, há um projeto piloto conduzido pela Fiocruz em parceria com a Universidade de São Paulo para a implantação da terapia pré-exposição no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento, segundo a pesquisadora, foi doado pelo fabricante e deve ser oferecido a um total de 500 voluntários. Até o momento, cerca de 300 pessoas se candidataram. A expectativa é que em abril ou maio de 2015 o número final seja alcançado.

Editor Valéria Aguiar

Tags:  Saúde, AIDS, Fiocruz, SUS, Geral
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário