one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

TV Brasil Internacional recebeu Prêmio Jornalístico Cartagena +30

Criado em 02/12/14 22h52 e atualizado em 02/12/14 22h59
Por Da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A TV Brasil Internacional recebeu hoje (2), em Brasília, o Prêmio Jornalístico Cartagena +30. O prêmio foi concedido pela Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur). A TV Brasil Internacional, vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi premiada pela produção de uma série de reportagens sobre refugiados na América Latina.

Parte da equipe responsável pelas reportagens foi receber o prêmio durante a reunião Cartagena +30, que ocorre em Brasília hoje e amanhã (3) e traça novas metas para ajudar e proteger os refugiados, deslocados e apátridas da América Latina e Caribe.

À Agência Brasil, o gerente de Programação da TV Brasil Internacional, Max Gonçalves, falou sobre os desafios enfrentados para conseguir as mais variadas histórias de sofrimento e luta de pessoas de várias nacionalidades. “Andar com equipamentos em algumas regiões é complicado. Às vezes os equipamentos de gravação de uma equipe de televisão podem ser, de longe, confundidos com armas. Você precisa estar preparado para isso, identificado para isso e a presença de uma pessoa do Acnur foi importante, porque era como estar na companhia da Cruz Vermelha”, disse.

O repórter cinematográfico Rogério Versoza, o produtor executivo Leandro Rolim e o repórter Paulo Leite passaram 20 dias no Equador, na Colômbia, na Nicarágua, além de fazer entrevistas em Brasília e São Paulo, e se depararam com personagens muito sofridos, vítimas de regimes ditatoriais ou perseguidas por grupos criminosos.

“Vimos histórias de famílias que foram destruídas, pessoas que perderam a família toda, pais irmãos, filhos. E, ao mesmo tempo, é impressionante você ver que várias dessas pessoas tem muita esperança no futuro”, disse Gonçalves.  “Acho que a comunicação pública tem o compromisso de ajudar as pessoas a abrir a mente para esse tipo de situação. Para nós da EBC, produzir conteúdos que denunciem esse tipo de situação é o mínimo que devemos fazer".

Além da série de reportagens, o material captado gerou um documentário, já em exibição na TV Brasil e na TV Brasil Internacional, sobre o tema. Para Gonçalves, mais do que o prêmio, uma grande recompensa é mostrar para o mundo a importância de estimular e reconhecer políticas públicas em prol de personagens como os encontrados.  "No Oriente Médio, na África ou na América Latina, as histórias sempre tem algo em comum: a força bruta sendo usada como instrumento de poder para tirar das pessoas uma casa, uma terra, ou dominar um território. E quem cuida dessas pessoas? O que será feito delas?”, disse.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário