one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alimentos, cenoura, repolho

Imagem:

Compartilhar:

Política de segurança alimentar é feita em 18 estados, diz pesquisa

Criado em 16/01/15 20h18
Por Helena Martins Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional nos Estados e Municípios (MapaSAN)  mostrou que 18 estados têm espaços institucionais específicos para coordenar a política de segurança alimentar. A pesquisa, inédita e coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), detalha como o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) está sendo executado no Brasil.

Veja mais no Portal EBC

Confira dicas de como se alimentar no verão

Criado por lei em 2006, o Sisan passou a ser reconhecido e a ter a participação de 23 estados e do Distrito Federal, bem como dos 1.628 municípios que participaram do MapaSAN. A adesão significa que devem ser desenvolvidas “políticas intersetoriais que respondam ao fortalecimento dos circuitos locais de produção, abastecimento e consumo, às ações de SAN [Segurança Alimentar e Nutricional] na saúde, na assistência social, na educação, entre outros”, conforme o estudo. Amapá, Goiás e Rio Grande do Norte não participaram da pesquisa.

Nos estados onde existem espaços institucionais específicos para coordenar a Política de Segurança Alimentar, como coordenadorias (28%), departamentos (17%) e superintendências. Em todas essas unidades da federação, também foram criadas as chamadas câmaras de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisans), que em 79% dos casos têm trabalhado em planos estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional.

Sete estados têm planos concluídos. Por meio deles, são organizadas ações como saneamento básico, doação de alimentos, oferta de refeições, aquisição de alimentos da agricultura familiar, acesso à água, fomento à produção e transição agroecológica e à agricultura familiar.

Entretanto, existem dificuldades para consolidar o sistema, como a formação técnica dos profissionais, priorização por parte dos gestores e garantia de financiamento.

Em relação aos municípios, 19% disseram ter recursos orçamentários próprios para políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, 61% informaram não ter recursos e 20% não souberam responder. Eles também dispõem de poucos equipamentos públicos que possibilitam acesso à alimentação, como os restaurantes populares, existentes em apenas 112 cidades e, as cozinhas comunitárias, em 135.

“É um desafio para o sistema, que ainda é um sistema muito recente e precisa crescer em várias áreas, como pessoal, protocolo e serviços”, disse Michele Lessa, diretora da secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS.

Michele destaca, contudo, ações em andamento, como políticas de capacitação, financiamento de conferências e realização de convênios com 25 estados. Por meio deles, o governo federal repassa de R$ 350 mil a R$ 400 mil por ano, a cada unidade, para fortalecimento institucional.

“O mapeamento nos permite mostrar que os municípios por conta própria fazem várias ações de segurança alimentar e nutricional”, disse. Exemplo disso são as feiras populares, presentes em 72,2% das cidades pesquisadas.

O MapaSAN reúne dados coletados entre agosto e novembro de 2014 e pode ser conferido na internet. O mapa registrou a existência de 5.119 feiras, espaços populares onde são comercializados alimentos produzidos essencialmente pela agricultura familiar. Além disso, foram encontradas 1.331 feiras agroecológicas distribuídas em 624 municípios.

 

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário