one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Analistas esperam inflação mais elevada este ano e PIB menor em 2013

Imagem:

Compartilhar:

Analistas esperam inflação mais elevada este ano e PIB menor em 2013

Criado em 30/07/12 09h24 e atualizado em 30/07/12 09h28
Por Kelly Oliveira Fonte:Agência Brasil

Dinheiro - 1
(Foto: Rodrigo Denúbila/Creative Commons)

Brasília – A projeção de analistas de instituições financeiras para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2012, subiu pela terceira semana seguida. Desta vez, passou de 4,92% para 4,98%, segundo o boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central (BC), com base nas estimativas do mercado financeiro. Para o próximo ano, a estimativa para o IPCA permanece em 5,5%, há cinco semanas consecutivas.

As previsões estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%. Cabe ao BC manter a inflação sob controle. Um dos instrumentos que a instituição usa para controlar a inflação e o nível de atividade é a taxa básica de juros, a Selic.

Como considera que os riscos para a inflação são reduzidos e o ritmo da atividade econômica está mais lento, o BC tem cortado a taxa Selic desde agosto do ano passado. Por isso, os analistas mantêm a expectativa de que em agosto, quando ocorrerá a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, a Selic seja reduzida dos atuais 8% para 7,5% ao ano. Para 2013, quando a economia estará em ritmo mais forte, a expectativa é que a Selic suba e cheque ao final do período em 8,5% ao ano. Com a economia mais aquecida no próximo ano, os analistas acreditam que será necessário subir a Selic para que a inflação não saia do controle.

A projeção do mercado financeiro para o crescimento da economia – Produto Interno Bruto (PIB) – este ano foi mantida em 1,9%. Para 2013, houve redução de 4,1% para 4,05%.

A estimativa para a produção industrial este ano está em queda há nove semanas. A projeção de retração passou de 0,04 para 0,44%. Para 2013, a expectativa é que haja recuperação, com expansão de 4,3%.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário