one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No próximo ano, com a economia crescendo em ritmo mais forte, os analistas do mercado financeiro esperam que o Copom eleve a Selic para conter a inflação.

Imagem:

Compartilhar:

Brasil registra nível mais baixo da Selic, mas PIB desacelera no fim do ano

Criado em 12/12/12 11h19 e atualizado em 21/12/12 19h08
Por Priscila Ferreira Fonte:Portal EBC

Redução de impostos para os pobres depende de reforma, diz Inesc
(Foto: Receita Federal)

O mês de maio foi marcado, na economia, pelo corte do Banco Central (BC) na Selic,  que serve como referência para as demais taxas do mercado. Foi o nível mais baixo da Selic, desde que a atual política monetária foi adotada, no início de 1999. O menor patamar anterior (8,75%) vigorou de 23 julho de 2009 a 28 de abril de 2010.

A receita liberou, em julho, o maior lote do Imposto de Renda da história: o valor total das restituições chegou a R$ 2,6 bilhões. Do exercício de 2012, foram creditadas restituições para um total de 2.433.190 contribuintes, corrigidas em 2,38%.

Em 2012, o governo federal lançou vários pacotes de apoio à indústria, com a finalidade de segurar a ameaça de demissões do setor. Apesar das medidas anunciadas, o resultado não teve efeito significativo na produção industrial. Entretanto, o anúncio da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que incentivou fabricantes e consumidores de automóveis, linha branca, móveis e materiais de construção, foi o mais aguardado pelos brasileiros. Isso teve reflexo direto no segmento automotivo: em agosto, as vendas de veículos bateram recorde histórico porque foram estimuladas pela expectativa de aumento no imposto. Saiba mais:

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O valor do dólar aumentou ao longo do ano e, segundo o governo, a moeda americana deve se manter nesse patamar alto. A justificativa é que o valor elevado do câmbio freia os gastos dos consumidores brasileiros no exterior e em relação aos produtos importados.

Quando o assunto refere-se ao Produto Interno Bruto (PIB), a notícia foi desanimadora no segundo trimestre deste ano: houve o crescimento de apenas 0,4% na economia; foi o pior resultado desde 2009.

Veja a cobertura completa sobre economia aqui

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário