one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Índice Geral de Preços - Mercado reajuste os aluguéis

Imagem:

Compartilhar:

Aluguéis em São Paulo ficam 7,96% mais caros em 2012

Criado em 22/01/13 10h05 e atualizado em 22/01/13 10h29
Por Fernanda Cruz Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Construção Civil
O aluguel de imóveis com mais de dois dormitórios ficou estável. (Rodrigo Ghedin/ Creative Commons)

São Paulo – Os contratos novos de locação residencial fechados na cidade de São Paulo no ano de 2012 registraram variação de 7,96%, segundo pesquisa mensal do Sindicato da Habitação (Secovi-SP). O índice foi semelhante ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), indicador que corrige a maioria dos contratos de aluguel em andamento, que subiu 7,82% entre janeiro e dezembro do ano passado.

Leia também:
Índice usado para reajuste de aluguel registra inflação de 0,34%

A variação do preço médio de locação de 7,96% foi a menor já registrada para um intervalo de 12 meses, desde maio de 2008. Naquela época, houve uma elevação de 7,87% no período de junho de 2007 a maio de 2008.

Em dezembro de 2012, quem procurou moradia para alugar encontrou valores muito próximos aos vigentes no mês anterior, pois a variação média dos aluguéis ficou de apenas 0,2%.

As residências com maior acréscimo em dezembro foram as de um quarto, que apresentaram crescimento médio de 0,5%. O aluguel de imóveis com mais de dois dormitórios ficou estável.

O fiador foi a modalidade de garantia mais usada pelos inquilinos e proprietários, com 47%. O depósito de até três meses de aluguel respondeu por 32,5% dos contratos de locação efetuados. Já o seguro-fiança foi responsável por 20,5% das moradias alugadas.

As casas na capital paulista, em dezembro do ano passado, tiveram o Índice de Velocidade de Locação (IVL) – que mede em número de dias quanto tempo se leva para assinar um contrato –  entre 13 e 33 dias. Os apartamentos demoraram, em média, entre 19 e 39 dias para serem alugados.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário