one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Operário em plataforma de petróleo.

Imagem:

Compartilhar:

ANP coloca em consulta pública pré-edital da 11ª Rodada de Licitação de Blocos Exploratórios

Criado em 24/01/13 18h42 e atualizado em 24/01/13 19h00
Por Nielmar de Oliveira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Plataforma
ANP abre consulta para criar edital de licitação (Foto: Divulgação/Petrobras )

Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está divulgando em sua pagina na internet o pré-edital e a minuta do contrato de concessão da 11ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios de Petróleo, prevista para maio, quando estarão sendo ofertados 289 blocos para a exploração e produção de petróleo e gás natural nas bacias sedimentares do país.

Segundo a ANP, a minuta do contrato faz parte do pré-edital, que ficará em consulta pública pelo prazo de dez dias contados a partir de amanhã (25). A comunicação sobre a disponibilidade do pré-edital e da minuta do contrato de concessão foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (24). Outro aviso informa que a audiência pública para discutir os documentos da 11ª Rodada será no dia 19 de fevereiro, no auditório da Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, a partir das 9h.

A ANP explica que o pré-edital traz as especificações sobre as áreas em oferta, as regras e procedimentos para participação e o cronograma preliminar. “O objetivo da consulta e da audiência pública é obter subsídios e informações adicionais sobre o pré-edital e a minuta do contrato de concessão, que estão sujeitos a eventuais correções e aperfeiçoamentos durante o processo”, diz o comunicado da agência reguladora.

Inicialmente, a ANP iria ofertar 172 blocos exploratório, conforme decisão tomada durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), mas, atendendo a pedido da própria presidenta Dilma Rousseff, deverão ser ofertados 289 blocos de exploração de petróleo na 11ª Rodada de Licitações, prevista para acontecer nos dias 14 e 15 de maio próximo.

O total da área que será disponibilizada para exploração na 11ª rodada será de 155.713 quilômetros quadrados (km²), todos fora da área do pré-sal. A expectativa do governo é arrecadar entre R$ 1 bilhão e R$ 10 bilhões pelos bônus de assinatura durante a licitação.

As informações foram dadas ontem (24), em Brasília, pelo secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Almeida, após reunião com a presidenta Dilma Rousseff, o ministro Edison Lobão e a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard.

Segundo informou Almeida, o objetivo do governo é aumentar o volume de áreas a serem ofertadas, com foco no reaproveitamento de blocos que constavam da 8ª rodada - que foi cancelada pelo governo. As áreas ainda dependem de aprovação por parte do CNPE que deverá se reunir até o dia 10 de fevereiro.

Entre os blocos a serem licitados na 11ª rodada, 36 estão localizados em terra, na Bacia de Tucano Sul (BA), que totalizam uma área de 6,4 mil km²; seis blocos em águas profundas da Bacia do Espírito Santo, totalizando uma área de 4,3 mil km²; e dez blocos serão licitados também em águas profundas da Bacia Pernambuco-Paraíba, somando 6,2 mil km². Outros 65 blocos, em águas rasas e profundas, estão localizados na bacia da Foz do Amazonas, próximo à fronteira com a Guiana.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário