one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Incêndio em transformador de Imperatriz, no MA, gerou interrupção de enrgia em cidades de todo o Nordeste, e em outras da região Norte

Imagem:

Compartilhar:

Consumo de energia em janeiro aumenta 5,4% no geral mas cai 2% na indústria

Criado em 26/02/13 17h39 e atualizado em 26/02/13 18h06
Por Vladimir Platonow Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Fios de energia elétrica
Em 12 meses, o consumo foi superior a 450 mil GWh, em um aumento de 3,9% sobre igual período do ano anterior.(ABr)

Rio de Janeiro – O consumo de energia elétrica no país subiu 5,4% em janeiro comparado com o mesmo mês de 2012. No sentido oposto, houve redução de 2% no consumo energético nas indústrias, influenciado principalmente pela desaceleração no setor minero-metalúrgico. Os dados foram divulgados hoje (26) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que apontou um consumo de 38.311 gigawatts-hora (GWh) em janeiro deste ano. Em 12 meses, o consumo foi superior a 450 mil GWh, em um aumento de 3,9% sobre igual período do ano anterior.

Um dos destaques foi a expansão do consumo residencial, que avançou 11,4% em janeiro de 2013 comparado a janeiro de 2012. Segundo a EPE, isso deveu-se à elevação das temperaturas, que provocaram forte aumento na demanda pelo uso intensivo de ar-condicionado. Nos setores comercial e de serviços houve aumento de 11,1%, também impulsionado pelo uso maior de refrigeração, principalmente em shopping centers.

Nas indústrias, a maior queda percentual ocorreu na Região Norte, com redução no consumo de 8,4%, principalmente com retração na indústria do alumínio. Na Zona Franca de Manaus, a redução foi 2,9% em janeiro. No Centro-Oeste, houve variação positiva de 1,8% na indústria, notadamente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já em Goiás, houve queda de 8,8%.

No Nordeste, o consumo industrial cresceu 1,4% em janeiro. No Sul, houve retração de 2% e no Sudeste o recuo na indústria foi 2,4 %, influenciado pelos resultados negativos de Minas Gerais e São Paulo. Apenas o Rio de Janeiro registrou crescimento no setor industrial, com 1,6%.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário