one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O brasileiro tem aumentado o consumo de grãos e fibras

Imagem:

Compartilhar:

Em novo levantamento, Conab estima expansão de 10,5% na safra de grãos

Criado em 07/03/13 10h25 e atualizado em 07/03/13 10h45
Por Da Agência Brasil Edição:Juliana Andrade

Aveia
Em novo levantamento, Conab estima expansão de 10,5% na safra de grãos (Galeria de Agriculturasp / Creative Commons)

Brasília - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção nacional de grãos da safra 2012/13 deve alcançar 183,5 milhões de toneladas. A projeção faz parte do sexto levantamento da safra atual. O volume representa um aumento de 10,5% sobre os 166,1 milhões de toneladas do ciclo anterior.

A Conab também informou que, em relação ao último levantamento, houve redução de 0,8% na estimativa por causa das condições climáticas adversas no período da pesquisa, como o excesso de chuva na Região Centro-Oeste e a estiagem no Sul do país.

Leia também:

Conab divulga novo levantamento da safra de grãos

A soja continua sendo o destaque entre os grãos, com um crescimento previsto de 23,6% sobre os 66,3 milhões de toneladas da última safra e uma produção estimada em 82 milhões de toneladas. O milho segunda safra também apresenta bom desempenho, com aumento de 5,5%. Devem ser produzidos 41,2 milhões de toneladas, ante as 39,1 milhões de toneladas da safra passada. De acordo com a Conab, o número supera a produção do milho primeira safra,  estimada em 34,7 milhões de toneladas. A estatal destaca ainda o arroz, que deve obter  crescimento de 3,9%, ao passar de 11,6 milhões para 12 milhões de toneladas.

Sobre a área total de plantio de grãos, o governo anunciou um crescimento estimado de 4,1% em comparação com a safra passada (50,8 milhões de hectares) e chegou a 52,9 milhões hectares. As culturas de soja e milho obtiveram também os melhores desempenhos em área plantada, informou a Conab. No caso da soja, o aumento deve chegar a 10,4%, passando de 25 milhões para 27,6 milhões de hectares. Já o milho segunda safra ampliou a área em 8,6%, passando de 7,6 milhões para 8,3 milhões de hectares.

Foram ouvidos, no período de 18 a 22 de fevereiro, representantes de órgãos públicos e privados das áreas de grande produção e atualizadas as informações de área, produção e comportamento climático nos estados do Centro-Sul, assim como do oeste da Bahia e do sul do Piauí e Maranhão, além dos estados de Rondônia e Tocantins.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário