one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Portugal

Imagem:

Compartilhar:

Governo português anuncia pacote de medidas para estimular a economia

Criado em 23/04/13 18h28 e atualizado em 23/04/13 18h35
Por Gilberto Costa Edição:Aécio Amado Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Lisboa – Dois anos após Portugal ter assinado um memorando de entendimento para adotar política de austeridade exigida por credores internacionais e de o número de pessoas formalmente desempregadas se aproximar de 1 milhão (quase 20% da população economicamente ativa); o governo lusitano anunciou hoje (23) um pacote de medidas com a intenção de estimular a economia.

Segundo o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, trata-se de um “memorando para o crescimento do emprego” que visa a estimular o setor industrial; favorecer as pequenas e médias empresas; permitir a internacionalização empresarial; e ainda aumentar as exportações, entre outras metas.

A criação de uma instituição financeira de desenvolvimento para crédito às empresas está entre as medidas que serão discutidas com trabalhadores e empresários e submetidas à votação na Assembleia da República. “Uma das grandes emergências nacionais é a falta de liquidez de crédito das pequenas e médias empresas pelo que temos de diversificar as fontes de financiamento atuais e melhorar as que já existem na economia”, disse o ministro que ocupa pasta equivalente ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no Brasil.

A intenção anunciada pelo governo é “agregar” instrumentos financeiros já disponíveis e usar os recursos da União Europeia para financiar atividades industriais. Para este ano, Álvaro Santos Pereira promete a liberação de crédito às empresas no valor global de 1 bilhão de euros; e para 2014 mais 2,5 bilhões de euros.

A disponibilidade de recursos para investimento tem sido nos últimos anos um problema para o país. O valor da dívida pública de Portugal ultrapassou o equivalente a 125% do Produto Interno Bruto (PIB) e o governo tem que enxugar gastos para cumprir as metas máximas de déficit fiscal (5,5% do PIB este ano).

O rigor fiscal é exigência da Troika (formada pelo Fundo Monetário Internacional; Banco Central Europeu e Comissão Europeia) para continuar liberando recursos; e também é exigido para que o país ganhe mais prazo para pagar a dívida externa. O governo português espera receber a parcela de 2 bilhões de euros do programa de ajustamento econômico no próximo mês, assim como postergar por sete anos o início dos pagamentos aos credores internacionais.

O pacote de medidas foi criticado pela os partidos de oposição. Segundo o Partido Socialista, principal legenda da oposição, o anúncio do governo é “apenas uma inflexão discursiva”, que sinaliza um conjunto de ideias e de “medidas sem data”; como disse o secretário do partido para questões econômicas, Eurico Brilhante Dias.

Conforme o governo, é proposital o documento neste momento não ser preciso, por exemplo, nas datas. “O governo entendeu que o documento, que é muito abrangente, deve ser aberto à sociedade, para delinear as bases para o crescimento econômico dos próximos anos”, disse Álvaro Santos Pereira durante entrevista coletiva após a reunião extraordinária do Gabinete Ministerial.

A despeito das disputas políticas, Portugal tem problemas estruturais para a economia voltar a crescer. Desde 2003, o país registra crescimento da taxa de crescimento. Dos 13 países onde circula o euro, Portugal é o terceiro mais alto na cobrança de impostos de renda das empresas - atrás apenas da França e da Bélgica. O peso das exportações no PIB (em torno dos 35%) só não é menor que a Espanha e a Itália, que também sofrem com a crise econômica internacional.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário