one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Na comparação com o trimestre anterior, o último trimestre de 2012 teve altas nos setores de serviços (1,1%) e indústria (0,4%).

Imagem:

Compartilhar:

Para Firjan, aumento da Selic poderia ter sido evitado com política fiscal

Criado em 17/04/13 20h47 e atualizado em 17/04/13 20h57
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Fábrica
Para a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o aumento da taxa básica de juros (Selic) era previsível, (Mark F. Levisay / Creative Commons)

Rio de Janeiro - O aumento da taxa básica de juros (Selic) era previsível, segundo avaliou hoje (17) a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Em nota divulgada há pouco, a entidade sinaliza que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar em 0,25 ponto percentual a taxa Selic, que ficou em 7,50% ao ano, poderia ter sido evitada se o governo tivesse adotado “uma política fiscal que aliviasse a pressão sobre os preços”.

Na nota, a Firjan reconhece, entretanto, que a contribuição da política fiscal, embora necessária, não é suficiente para conter a inflação. “A combinação de inflação persistentemente elevada e baixo crescimento do Produto Interno Bruto [PIB] também está relacionada aos chamados gargalos estruturais, que resultam em baixa produtividade e elevados custos de produção para as empresas brasileiras”.

LEIA TAMBÉM:
- Entenda a Taxa Selic
- Banco Central aumenta juros básicos para 7,5% ao ano
- Aumentos generalizados de preços contribuíram para reajuste da Selic
- Para Firjan, aumento da Selic poderia ter sido evitado com política fiscal

Com base nesses fatores, a Firjan voltou a defender o “aumento do superávit primário, pautado em redução dos gastos correntes do governo, e aprofundamento da agenda de competitividade, com foco na redução do chamado custo Brasil”.

Edição: Aécio Amado
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário