one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Notas de real

Imagem:

Compartilhar:

Mantega considera muito bom crescimento da atividade econômica no primeiro trimestre

Criado em 16/05/13 13h33 e atualizado em 16/05/13 13h40
Por Daniel Lima Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, mostrou satisfação com crescimento de 1,05% da atividade econômica do país no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os últimos três meses de 2012. Os dados são do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado hoje (16).

Perguntado sobre o resultado por jornalistas que acompanham a área de economia, Mantega disse, sorridente, ao chegar ao Ministério da Fazenda: “Muito bom”. O ministro tem evitado fazer projeções sobre o crescimento econômico do país. Mais tarde, ao deixar o ministério para uma reunião no Palácio do Planalto, Mantega disse que é preciso aguardar o dado concreto, a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim do mês.

“Elas [estimativas do IBC-Br] combinam com as projeções que estão sendo feitas pelo mercado. Porém eu prefiro ser cauteloso e esperar o verdadeiro resultado do PIB que será anunciado no próximo dia 29. É preferível esperar o dado concreto. Não vamos nos antecipar e esperaremos o final do mês.”

Em março, o IBC-Br apresentou expansão de 0,72% na comparação com fevereiro (indicador ajustado para o período). O crescimento veio depois da queda de 0,36% registrada em fevereiro em relação a janeiro, segundo os dados revisados. Em janeiro comparado a dezembro, houve crescimento de 1,05%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar e antecipar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice divulgado pelo Banco Central incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.

Mantega destacou que o mais importante agora é que a inflação está caindo. Ele lembrou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desta semana mostra que o preço dos alimentos está em queda. O índice caiu de 0,45%, na primeira prévia do mês, para 0,38%, na segunda apuração. O principal impacto partiu do grupo alimentação, cuja taxa diminuiu de 0,68% para 0,51% no período.

Para o ministro, são indicadores importantes que devem eliminar o problema da alta no preço dos alimentos. “As safras estão chegando. O que atrapalhava algumas lavouras, que produziam produtos como o tomate e a banana, agora está tendo retração. Então, estamos no caminho certo. Aquilo que vínhamos dizendo vai ocorrer: a inflação vai cair nos próximos meses e já está caindo. Principalmente dos alimentos.”

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário