one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Divisa de São Paulo com o Triângulo Mineiro. Na foto, a BR 050

Imagem:

Compartilhar:

TCU aprova estudos que servirão de base para licitações das BRs 050 e 262

Criado em 31/07/13 16h35 e atualizado em 31/07/13 16h45
Por Pedro Peduzzi Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou hoje (31), por unanimidade, os estudos de viabilidade técnica e ambiental que servirão de base para o processo licitatório das concessões da BR-050 (GO/MG) e da BR-262 (ES/MG). Com isso, o edital já pode ser publicado pelo governo federal. A previsão é que o leilão ocorra em setembro.

As duas rodovias são as primeiras a serem leiloadas dentro do programa de concessões em logística lançado no ano passado pelo governo. No caso da BR-262, serão licitados 377 quilômetros (km) e na BR-050, serão 426 km. Na análise do TCU foram verificados se os procedimentos adotados no estudo são regulares em questões como demanda, engenharia, modelagem financeira e ambientais.

Leia também no Portal EBC:

Entenda a polêmica sobre o Programa Mais Médicos

Começa nesta quinta-feira a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Com greve, saiba se seu voo está atrasado ou foi cancelado

Durante sua explanação, o relator da matéria, ministro Augusto Sherman, sugeriu que, nos próximos estudos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) melhore a qualidade de alguns documentos apresentados e determinou que, em algumas obras de duplicação sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o órgão garanta que as obras atendam aos padrões de qualidade construtiva do pavimento, conforme demandados em contratos.

Até a conclusão das duplicações das vias, a partir do quinto ano da concessão, os recebíveis gerados pelo empreendimento poderão ser tomados como a única garantia do financiamento feitos por bancos públicos – simplificação adotada pelo governo federal com o objetivo de aumentar o interesse da iniciativa privada no empreendimento.

Na fase pré-operacional, o vencedor do leilão terá que oferecer apenas um seguro-garantia e uma finca (proteção) correspondente a 20% do valor do empreendimento, o que, segundo o governo, vai onerar menos o projeto e permitir tarifas mais baixas. De acordo com a Casa Civil, as concessionárias terão apoio da Agência Brasileira Gestora de Fundos e Garantias (ABGF), que será responsável pelo seguro dos riscos não gerenciáveis e não seguráveis dos projetos. O empreendedor será responsável pelas perdas iniciais (20%).

Os financiamentos terão prazo até 25 anos, com cinco anos de carência. O custo será de a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) acrescida até 2% ao ano, quando for feito por consórcios com bancos privados, segundo a Casa Civil. Para financiamentos apenas em bancos públicos, a TJLP será acrescida até mais 1,5% ao ano.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário