one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os bancários querem reajuste de 10,25% dos salários, mas a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), braço sindical dos banqueiros, ofereceu só 6%.

Imagem:

Compartilhar:

Greve dos bancos: saiba como efetuar pagamentos e outros serviços

Criado em 19/09/13 13h02 e atualizado em 25/09/13 12h30
Por Portal EBC*

Bancários
Mesmo com a paralisação dos bancos, os clientes não podem deixar de pagar as contas em dia. Saiba o que fazer (Tânia Rêgo/ABr)

Mesmo com a greve dos bancários, os clientes não podem deixar de pagar as contas em dia. A Federeção Brasileira de Bancos (Febraban) aponta uma série de canais que estão a disposição da população para realizar as operações bancárias: caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking (banco no celular), operações por telefone e correspondentes, como casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Leia também: Bancos devem garantir serviços essenciais durante a greve, dizem entidades

Os caixas eletrônicos aceitam depósitos, pagamento de boletos a vencer, pagamento de conta consumo, saque com cartão, consulta ao saldo e pagamento de impostos e taxas. Os correspondentes bancários aceitam a maioria dos serviços incluindo depósitos, pagamento de boletos e saque com cartão.

A  Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste)  lembra que a legislação garante aos clientes bancários a continuidade de serviços essenciais. Com isso, a compensação de cheques e transferência de dinheiro entre contas de bancos diferentes, por exemplo, devem ser feitas nos prazos estipulados pelo Banco Central.  No caso de um cliente precisar resolver algum problema com urgência e a sua agência estiver fechada, o banco deve orientar sobre outro local para atendimento com o gerente.

Se em função da greve o consumidor tiver alguma dificuldade para pagar as contas até o vencimento nos canais alternativos, a orientação é guardar as provas para ir a um órgão de defesa do consumidor ou entrar com ação na Justiça. Entre os meios de provar que o cliente buscou uma forma de fazer o pagamento, está a ligação para o serviço de atendimento telefônico do banco.

Confira na tabela abaixo quais serviços podem ser feitos em caixas eletrônicos, pelo telefone, pela na internet ou nas lotéricas

 
  Internet Caixa Eletrônico Telefone Correspondente
Depósito   X   X
Pagamento de Boleto a vencer do banco X X X X
Pagamento de Conta de Consumo X X X X
Saque com cartão   X   X
Pagamento de Boleto a vencer de outro Banco X X X X
Consulta de Saldo X X X X
Pagamento de Impostos e taxas X X X X
Desbloqueio de Cartão X     X

 

                                                                                                       Fonte: Febraban

 

*com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário