one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


cyber cafe

Imagem:

Compartilhar:

Febraban recomenda atenção com e-mails de procedência desconhecida

Criado em 03/10/13 19h29 e atualizado em 04/10/13 19h20
Por Stênio Ribeiro Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Internauta usa computador
Internauta usa computador (Wies van Erp/Creative Commons)

Brasília – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta os usuários de serviços bancários da necessidade de absoluto cuidado sobre e-mails não solicitados ou de procedência desconhecida; especialmente se tiverem arquivos anexados, pois existe sempre o risco de conterem vírus ou “cavalo de troia” para captar dados da conta-corrente e senha dos usuários.

A recomendação faz parte da cartilha de segurança que a Febraban divulga para toda a rede bancária, com orientações aos usuários, por causa das inovações nas fraudes cibernéticas, principalmente neste período de greve dos bancários. A greve teve início no dia 19 de setembro.

Leia também:

Web Vigiada: dados dos brasileiros estão expostos a cada conexão

A Febraban aconselha os correntistas a deletar os e-mails de fonte duvidosa e a tomar cuidado especialmente com arquivos e endereços obtidos em salas de bate-papo, conhecidas como chats. Nesses casos, não se deve executar programas ou abrir arquivos sem verificar se a operação é segura. É preciso usar sistema antivírus atualizado, mesmo que o conteúdo seja criado e enviado por pessoa confiável, pois o remetente pode não ter se dado conta do risco.

Além de os bancos não enviarem e-mails para os correntistas com qualquer tipo de pedido de atualização, eles chamam a atenção também para os spams (e-mails de corrente) com facilidades promocionais, propaganda enganosa, curiosidades, mensagens de amizade e religiosas, sempre orientando o reenvio para outros contatos . De acordo com a Febraban, esse tipo de mensagem também é muito usado para propagar vírus e “cavalo de troia”.

Para quem faz transações financeiras pela internet, a Febraban ressalta que é necessário conhecer os riscos existentes e adotar medidas preventivas para evitá-los, como manter um antivírus atualizado no computador, trocar a senha de acesso ao banco periodicamente e só usar equipamento efetivamente confiável. Outra recomendação é não fazer transações em equipamentos públicos ou desconhecidos.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário