one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Petrobras anuncia descoberta no pré-sal da Bacia de Santos

Imagem:

Compartilhar:

Pré-Sal Petróleo terá funcionários concursados somente a partir de 2015

Criado em 30/01/14 15h10 e atualizado em 30/01/14 15h18
Por Alana Gandra Fonte:Agência Brasil

A estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA), criada para gerenciar e fiscalizar contratos de exploração de petróleo sob regime de partilha nos campos do pré-sal, vai contratar este ano 30  funcionários em cargos comissionados, dos quais 14 serão admitidos nas próximas semanas. A PPSA contratará 150 pessoas por concurso público, que ainda não tem data prevista, mas os aprovados deverão ser admitidos apenas a partir de 2015.

As informações foram dadas hoje (30) pelo diretor-presidente da empresa, Oswaldo Pedrosa, após encontro promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip).  "Temos o propósito de iniciar o processo de concurso, mas não contrataremos ninguém [concursado] neste ano", disse.

Leia também outras notícias em Economia

Uma das atribuições da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural - Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), criada pelo Decreto 8.063/2013, é acompanhar o desenvolvimento do Campo de Libra, localizado na Bacia de Santos, em São Paulo. O leilão de Libra, realizado em outubro do ano passado, resultou no primeiro  contrato de partilha do pré-sal. O contrato foi  assinado em dezembro entre o governo federal e o consórcio formado pela Petrobras (40%) e pelas companhias Shell (20%), Total (20%), CNPC e CNOOC, com 10% de participação cada uma. O Campo de Libra tem orçamento estimado entre US$ 400 milhões e US$ 500 milhões para este ano.

Pedrosa defendeu a flexibilização das regras de conteúdo local no Campo de Libra, por acreditar que isso possibilitará maior controle sobre os custos do empreendimento. Segundo ele, alguns produtos e serviços nacionais podem ser menos competitivos do que os dos concorrentes estrangeiros, o que poderia, inclusive, prejudicar a União na parcela a que terá direito nos resultados financeiros do campo. 

De acordo com Pedrosa, os ajustes terão de ser negociados com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e poderão ser feitos ao longo do tempo. "O contrato tem cláusulas que estabelecem a possibilidade de ajustes ao longo do caminho. Os percentuais globais não serão alterados, mas cada item poderá ser objeto de ajuste. Isso só pode ser feito se previamente acordado com a ANP", explicou.

O presidente da PPSA disse ainda que o Campo de Libra deverá iniciar em 2016 o teste de longa duração. Esse tipo de teste é feito na fase de exploração do campo e  permite às empresas participantes do consórcio  obter mais informações sobre as características do reservatório, contribuindo para a elaboração do projeto definitivo de  produção. Segundo Pedrosa, o início da produção de Libra  está previsto para o final de 2016.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário