one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fala à imprensa após reunião com a Anfavea sobre a obrigatoriedade de air bags e freios ABS nos automóveis produzidos no país a partir do próximo ano

Imagem:

Compartilhar:

Governo pode contribuir com excedente para alcançar superávit primário

Criado em 20/02/14 13h01 e atualizado em 20/02/14 13h17
Por Daniel Lima, Pedro Peduzzi e Yara Aquino - Repórteres da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou hoje que, se estados e municípios fizerem um superávit menor do que o previsto em 2014, o excedente que o governo federal fizer poderá ser utilizado como compensação para que seja alcançada a poupança de R$ 99 bilhões para o abatimento da dívida pública, correspondente a 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB), medida anunciada hoje pelo governo para fortalecer os fundamentos da economia.

Na programação orçamentária divulgada hoje pelos ministério do Planejamento e Fazenda, a meta de superávit  primário prevista para o setor público (1,9% PIB), em 2014, será dividida da seguinte forma: 1,55% será proveniente do governo federal e 0,35% dos governos regionais, com suas estatais.

Leia também: 

Saúde e Educação não sofreram cortes no Orçamento de 2014

“Não acredito [que os governos regionais não cumpram a meta] e vamos trabalhar [para evitar isto]. Mas o nosso compromisso é, se houver excedente e uma frustração do resultado [dos governos regionais] - o que eu acho difícil - cobrimos uma parte”, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O governo anunciou nesta quinta-feira que o corte no Orçamento Geral da União de 2014 alcançará R$ 44 bilhões. Com o corte, o governo pretende atingir este ano um superávit primário equivalente a 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB), correspondente a todo o setor público consolidado, buscando com isso manter a solidez dos fundamentos da economia e a confiança dos investidores internacionais e do mercado interno.

Editor: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário