one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Entre os dias 27 a 31 de maio, entidades de várias partes do mundo que vão trocar experiências e realizar negócios durante a realização da 1ª Semana Mundial de Comércio Justo e Solidário

Imagem:

Compartilhar:

Governo e cooperativas discutem Plano Estadual de Economia Solidária

Criado em 10/06/14 16h29 e atualizado em 10/06/14 16h43
Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

Representantes de cooperativas e empreendimentos ligados à economia solidária se reúnem hoje (10) e amanhã (11) para discutir e elaborar um plano estadual para o setor, que será levado a Brasília em novembro. A partir das sugestões dos estados, o governo federal vai formular um Plano Nacional de Economia Solidária. 

Leia mais notícias no Portal EBC

"O plano que vamos desenvolver aqui é embrionário, é uma politica que a gente vai submeter a Brasília, como outros estados, para depois sair um plano nacional. Evidentemente, esse plano nacional não é fixo, é adaptável em cada estado dependendo da suas especificidades", disse o secretário de Trabalho e Renda do estado do Rio, Sergio Romay.

Entre as demandas apresentadas pelo mercado de economia solidária estão maior acesso ao crédito e incentivos. "Temos uma parceria forte com Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] e e vamos à AgeRio [Agência Estadual de Fomento do Rio], com o objetivo de buscar mais recursos para implantar na economia solidária. O que a gente quer é dar a maior formalidade possível, legalizar e criar mais cooperativas", disse o secretário.

Ao longo de dois dias, mesas específicas de cada área vão elaborar propostas para o plano. Entre março e abril deste ano, oito encontro regionais já haviam dado início à discussão.

A artesã Anastácia Nicácio, de 48 anos, conta que a principal dificuldade é depender de outras lojas para vender seus produtos. Junto com quatro vizinhos de São João de Meriti, ela trabalha com materiais recicláveis como lonas, garrafas pet e encartes para a produção de bolsas, acessórios e enfeites.

Os produtos são vendidos no atacado para lojas da zona sul, que cobram preços muito maiores ao repassá-los aos consumidores. "Se tivéssemos um lugar gratuito para vender nossos produtos, seria muito melhor. Como dependo das lojas para vender no atacado, elas acabam comprando barato e vendendo três vezes mais caro", comparou. 

Já Aracina Ferreira, de 63 anos, também artesã, reclama da dificuldade de conseguir um empréstimo para construir uma oficina nova. Ela e as filhas trabalham há cinco anos na comunidade de Manguinhos, na zona norte do Rio, transformando materiais recicláveis em bandejas, bonecas, enfeites e outros objetos.

Mesmo com essa dificuldade, ela se orgulha de trabalhar com economia solidária. "Estou muito melhor agora do que quando era babá e enfermeira. Ganho muito mais e vendo meus produtos em lojas e feiras".

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a economia solidária se baseia na autogestão comunitária, em atividades que geram renda de forma social e ambientalmente responsável.

Editora: Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário