one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nova carteira de trabalho

Imagem:

Compartilhar:

IBGE: desemprego em maio fica estável nas quatro regiões pesquisadas

Criado em 26/06/14 10h33 e atualizado em 26/06/14 11h08
Por Nielmar de Oliveira Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Em razão da greve dos funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que já dura um mês, a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada hoje (26), traz os dados referentes a apenas quatro das seis regiões metropolitanas envolvidas na pesquisa. Na comparação com o mês imediatamente anterior, a taxa de desemprego, em maio, ficou estável no Recife, em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Confira cobertura completa da Copa 2014 no Portal EBC

Em relação a maio de 2013, a taxa declinou 1,8 ponto percentual no Rio de Janeiro e 1,2 ponto percentual em São Paulo. No Recife e em Belo Horizonte, o cenário mostrou estabilidade também nesta base de comparação. A pesquisa indica que o número de desocupados, em maio de 2014, manteve-se estável nessas regiões na comparação com abril. Porém, em relação a maio de 2013, o índice caiu 34,8% na região metropolitana do Rio de Janeiro, 21,7% em São Paulo e manteve a estabilidade no Recife e em Belo Horizonte.

A pesquisa constata ainda que, em maio deste ano, a população ocupada com carteira assinada no setor privado permaneceu estável nas quatro regiões, na comparação com abril. No confronto com maio de 2013, a região metropolitana de São Paulo apresentou aumento 3,7%.

Em relação aos empregados sem carteira assinada no setor privado, na comparação mensal, Recife teve aumento de 13,5% e as três regiões restantes registraram estabilidade. Na comparação com maio de 2013, São Paulo teve queda de 22,5% e Belo Horizonte, de 11,8%.

Do ponto de vista do rendimento médio real, de abril para maio deste ano, o percentual caiu nas regiões metropolitanas do Recife (-1,1%) e de Belo Horizonte (-1,4%), subiu na região metropolitana do Rio de Janeiro (2,9%) e manteve estabilidade em São Paulo. Na comparação com maio de 2013, o rendimento médio real subiu no Recife (8,4%), Rio de Janeiro (7,4%) e em São Paulo (1,7%) e caiu 1,6% em Belo Horizonte.

Em razão da greve dos servidores do órgão, a Pesquisa Mensal de Emprego referente a maio deste ano, excepcionalmente, não disponibilizou os dados das regiões metropolitanas de Salvador e Porto Alegre. Segundo o IBGE, a paralisação “impossibilitou a divulgação completa dos dados, mas posteriormente, em data ainda não definida, serão divulgados em sua totalidade já com a inclusão das regiões metropolitanas de Salvador e Porto Alegre".

Editor: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário