one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD, mostra que 25% das casas no país são com três moradores

Imagem:

Compartilhar:

IPCA-15 fica abaixo da média nacional em sete das onze regiões pesquisadas

Criado em 22/07/14 11h10 e atualizado em 22/07/14 11h26
Por Nielmar de Oliveira Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Das onze regiões metropolitanas (incluindo Brasília e Goiânia) pesquisadas pelo Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE), sete fecharam o mês de julho com Índices Nacionais de Preços ao Consumidor 15 (IPCA-15) menores do que os 0,17% da taxa nacional.

Leia mais notícias

O maior índice foi registrado na região metropolitana do Recife, onde o IPCA-15 fechou julho com alta de 0,71%, resultado que chega a ser 0,54 ponto percentual superior à média nacional de 0,17%. Recife também registrou a terceira variação acumulada nos últimos 12 meses (taxa anualizada), com 7,2%; ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, cujo índice acumulado dos últimos 12 meses ficou em 7,29%; e de Porto Alegre – a maior do país, com uma variação anual de 7,33%.

Além do Recife, fecharam julho com alta superior à média nacional, pela ordem, as regiões metropolitanas de Porto Alegre (0,41%); Salvador (0,25%); e Belo Horizonte (0,19%).

As sete regiões restantes fecharam julho com IPCA-15 inferiores à média nacional de 0,17%. Belém chegou a registrar queda de 0,13%, resultado 0,30 ponto percentual inferior à média nacional. Em Fortaleza, não houve variação de preços, e a região metropolitana do Rio de Janeiro e o município de Goiânia fecharam com variações próximo de zero: 0,03%. Em Brasília a taxa variou 0,1% e em São Paulo, 0,16%.

Em Habitação, grupo que apresentou aceleração na taxa de crescimento de preços de junho para julho, as principais pressões foram exercidas pelos itens energia elétrica (1,35%), condomínio (0,98%) e aluguel (0,92%).

O IPCA-15 tem a mesma metodologia do IPCA (a taxa oficial de inflação do país), abrange as mesmas regiões e igual faixa de renda das famílias envolvidas (de um a 40 salários mínimos), mas os preços são coletados no período do dia 12 do mês anterior ao dia 14 do mês de referência.  

Editora: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário