one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Exportações crescem mais que importações no segundo trimestre

Criado em 29/08/14 15h14 e atualizado em 29/08/14 18h15
Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

As exportações de bens e serviços na economia brasileira cresceram 2,8% no segundo trimestre deste ano na comparação com os três primeiros meses de 2014, informou hoje (29) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como as importações caíram 2,1%, o resultado do comércio exterior ajudou a atenuar a queda do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), que foi 0,6%.

Os principais produtos que puxaram a alta das exportações foram os da indústria extrativa mineral, especialmente o petróleo e o carvão, assim como os metalúrgicos, os agropecuários, os da siderurgia e os óleos vegetais. As importações, por outro lado, caíram em grande parte pela redução das compras de máquinas e tratores, de produtos da indústria automotiva, de equipamentos eletrônicos, material elétrico, extrativismo mineral, perfumaria e farmacêuticos, artigos de borracha e de vestuário. A queda da importação de bens de capital foi uma das causas do recuo nos investimentos, que chegou a -5,3%.

Impulsionado pelo câmbio favorável, segundo o IBGE, o resultado recupera parte da queda sofrida no trimestre passado, quando as exportações caíram 3,8% em relação ao fim de 2013.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, também houve alta das exportações, de 1,9%, e queda das importações, de -2,4%. Apesar disso, nos últimos 12 meses, as importações cresceram mais que as exportações, com variação de 4,2% contra 3,4%.

O crescimento maior no segundo trimestre também não fez com que as exportações ultrapassassem as importações em valor absolutos. Enquanto a soma de produtos e serviços contratados pelo Brasil está em R$ 186 bilhões, o total que é vendido para o exterior é estimado em R$ 158 milhões.

Editor Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário