one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Manutenção de planos de investimento mostram confiança na economia, diz Coutinho

Criado em 29/09/14 16h25 e atualizado em 29/09/14 16h30
Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, defendeu hoje (29) que oscilações no cenário econômico durante o período eleitoral são normais e a manutenção dos planos de investimentos das empresas, no médio prazo, mostram confiança na economia do país. Segundo o economista, os desembolsos do BNDES, entre janeiro e agosto, ficaram cerca de 5% abaixo dos registrados no mesmo período do ano passado.

"Estamos vivendo momentos naturais de oscilação no período eleitoral", disse Coutinho, acrescentando que as consultas a financiamentos no banco tiveram uma recuperação moderada no terceiro trimestre, em relação aos primeiros seis meses do ano. "Acredito que a classe empresarial brasileira mantêm os planos de investimento olhando para o médio e longo prazo. Nossa última pesquisa mostra isso. No curto prazo, houve uma oscilação para baixo das consultas, mas no médio e no longo prazo, os planos estão mantidos. Isso é uma demonstração de que há uma confiança de que, passado o período eleitoral, o país vai encontrar um rumo de sustentação de seu crescimento".

O presidente do BNDES disse ainda que momentos de maior volatilidade também podem ser provocados por "operadores profissionais", que ganham mais com a oscilação. "Tem um pedaço da volatilidade do mercado que é exacerbada pelos operadores. Mas isso é uma opinião meramente pessoal".

Coutinho participou hoje (29) da Conferência da Federação Internacional de Consultores de Engenharia, que ocorre pela primeira fez no Brasil. O evento começou hoje e vai até 1º de outubro, na zona sul do Rio de Janeiro, e reúne empresas de consultoria em engenharia de 80 países. O presidente do BNDES defendeu a qualidade da engenharia como passo fundamental para melhorar o investimento em infraestrutura.

"Uma boa engenharia é essencial para ter projetos mais previsíveis e com menor risco. Fica mais fácil modelar concessões e PPPs [parcerias público-privadas]", disse. Segundo Coutinho, o crescimento da oferta de crédito para a infraestrutura é uma das prioridades do BNDES.

Editor Carolina Pimentel
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário