one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os supermercados venderam em setembro 4,91% mais, em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

Imagem: Marcelo Camargo/ABr

Compartilhar:

Supermercados esperam faturar 14,1% a mais com festas de fim de ano

Criado em 29/10/14 16h28
Por Camila Maciel Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Os supermercados esperam crescimento de 14,1% nas vendas de produtos típicos durante as festas deste fim de ano. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apesar de indicar elevação, a taxa é inferior à previsão feita para as vendas do ano passado, quando se esperava alta de 14,9%.

“O nível de encomendas no varejo continua bom. Não é uma grande variação, mas há um clima de tranquilidade do ponto de vista das vendas, apesar de ser menor em muitas categorias”, disse o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda.

Leia mais notícias:

Crise financeira dobrou o número de bilionários no mundo, diz Oxfam

A cerveja é o item com previsão de maior crescimento de vendas no período de natalino: 16,8%. No ano passado, na mesma época, a estimativa era 15,3% de alta nas vendas. Para este ano, depois da cerveja, aparece o refrigerante, com alta prevista de 16,2%. O percentual também é maior do que o verificado no período de festas de 2013, que foi 15,2%. Os demais itens analisados na pesquisa da Abras apresentam recuo na expectativa de vendas. O maior deles foi o de peixes frescos, que caiu de 9,6% para 6%, seguido pelo bacalhau, de 11,9% para 8,4%.

No grupo de produtos de época, o lombo suíno é o que apresenta maior expectativa de aumento de vendas, 15,5%. Na opinião de Sussumu Honda, a alta está relacionada ao perfil das famílias. “Ele [lombo] teve esse aumento na preferência [em detrimento do pernil] pelo fato de as famílias serem hoje menores”, explicou. Os supermercados também esperam grande procura de  panetones, com incremento de 13,8%, assim como de bebidas natalinas (13,6%) e frutas da época (13,5%). Nos itens importados, os vinhos ganham destaque, com estimativa de 10,8% de crescimento nas vendas.

Entre os produtos mais procurados neste período do ano, o pernil é o que deve ficar mais caro em relação aos preços do ano passado, com alta de 12,2%. A cerveja também vai pesar mais no bolso do consumidor, com elevação de 12%. Em seguida, estão o lombo (11,8%), o refrigerante (11,6%) e o frango congelado (11,3%).

O setor supermercadista espera para todo o mês de dezembro crescimento de 4% a 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A alta, no entanto, ocorre em meio a uma base fraca, ressaltou o presidente da Abras. “O crescimento em dezembro do ano passado foi muito ruim”, lembrou Honda. Em valores reais, houve crescimento de 2,87% nas vendas entre dezembro de 2013 e dezembro do ano anterior. A média de crescimento em relação a novembro é em torno de 25% a 30%, mas, no ano passado, o aumento ficou em cerca de 20%.

Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário