one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


shopping park shopping brasília

Imagem:

Compartilhar:

Endividamento das famílias cai pelo terceiro mês consecutivo

Criado em 25/11/14 11h59
Por Vitor Abdala Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

shopping, lojas, comercio varejista

Família brasileira chega ao fim do ano menos endividadaImagem de Arquivo/Agência Brasil

O total de famílias endividadas no país caiu pela terceira vez consecutiva, em novembro, na comparação mensal. Houve queda, também, quando os dados são comparados com novembro de 2013. Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (25) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias endividadas ficou em 59,2%, em novembro deste ano, ante os 60,2% de outubro de 2014 e os 63,2% de novembro do ano passado.

As famílias inadimplentes, ou seja, que estão com contas ou dívidas em atraso, somaram 18% do total, taxa inferior aos 21,2% de novembro de 2013, mas superior aos 17,8% de outubro deste ano. Já aqueles que não terão condições de pagar suas dívidas ou contas ficaram em 5,5%, mais do que os 5,4% de outubro, mas menos do que os 6,6% de novembro de 2013.

O nível de famílias muito endividadas passou de 12,1%, em novembro de 2013, para 10,8% neste mês. A maior parte das dívidas (74,7%), neste mês, é com cartões de crédito. Outras fontes importantes de dívidas são os carnês (17,3%), os financiamentos de carro (14,2%), créditos pessoais (9,1%) e financiamentos de casa (8,1%).

A parcela média da renda comprometida com dívidas é 30,6% do orçamento das famílias. Já o tempo médio de atraso das dívidas das famílias inadimplentes é de 59,2 dias, segundo a pesquisa da CNC. 

EditorMarcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário