one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Receita do setor de serviços tem variação maior em setembro em 20 estados

Criado em 18/11/14 10h21 e atualizado em 18/11/14 10h46
Por Vinícius Lisboa Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

A variação da receita nominal no setor de serviços foi maior em setembro que em agosto em 20 unidades da federação, divulgou hoje (18) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A maior alta foi no Distrito Federal, onde a receita cresceu 20,6% na comparação com o terceiro trimestre de 2013.

Leia mais notícias:

Preços de alimentos em SP voltam a subir com impacto na inflação

Aneel faz leilão para contratar serviço de transmissão de energia

Receita do setor de serviços cresce 6,4% em setembro

Outros três estados apresentaram crescimentos de dois dígitos na receita nominal do setor: Ceará (11,8%), Tocantins (11%) e Maranhão (10,5%). Por outro lado, os estados do Amapá (-1%), Mato Grosso (-1,1%) e Roraima (-1,8%%) caíram, em setembro.

De acordo com a pesquisa, o Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul saíram de um resultado negativo, em agosto, para crescimentos em setembro. O setor de serviços capixaba, que tinha caído 0,6%, subiu 6,2% em setembro. Já Mato Grosso, que variou de 0,2% para -1,1%; e Roraima, de 1,2% para -1,8%, fizeram o caminho inverso, apresentando resultado negativo.

O único estado que repetiu o resultado de agosto foi o Rio de Janeiro, com 5,6% de expansão. Em seis unidades da federação, a variação foi menor que a do mês anterior. A maior queda foi a do Acre, onde, em setembro, teve crescimento 4,4 pontos percentuais menor que em agosto, 11,2% para 6,8%. Em Sergipe, a variação de 6,1%, de agosto, caiu 2,2% em setembro.

Em 2014, as unidades da federação que acumulam as maiores altas são o Distrito Federal, com 19,1%; Goiás, com 10,8%; e Paraíba, com 9,5%. Quando analisados os últimos 12 meses, as duas primeiras posições se mantêm inalteradas, com 19,5% e 10,8% de crescimento, mas, Santa Catarina ultrapassa a Paraíba, com 10,3% contra 9,9% do estado nordestino.

EditorMarcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário