one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

BNDES pretende impulsinar setor sucroenergético nos próximos anos

Criado em 17/12/14 19h04 e atualizado em 17/12/14 20h51
Por Alana Gandra Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O diretor da Área Industrial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Julio Cesar Maciel Ramundo, destacou hoje (17), em seminário no Rio de Janeiro, a importância da cana-de-açúcar para a produção de combustíveis renováveis e também para a área química. Apesar disso, ele disse que o setor tem pouca expressividade no mundo, sendo um fenômeno tipicamente brasileiro. “Não havia, por parte das grandes multinacionais, visibilidade para a cultura da cana. Se o Brasil não desenvolvesse essa alternativa por si só, ela não viria a ter liderança, de forma alguma. Como país agrícola, a gente pretende dar impulso enorme nos próximos anos”.

Presente ao seminário, a presidenta da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Elizabeth Farina, ressaltou a interlocução permanente do setor sucroenergético com o Ministério de Minas e Energia e o BNDES, em especial. Observou que para virar o jogo da crise é essencial que haja inovação tecnológica que “produza ganhos de produtividade e competitividade”. Na avaliação de Elizabeth, o Paiss Agrícola vai dar “mais vigor ao setor”, e contribuirá para que este saia mais forte da crise. “Ganhar competitividade demanda ganhos de produtividade, de eficiência, previsibilidade institucional e ações de política pública que atuem sobre situações particulares em que custos sociais são maiores do que os privados e levem a subinvestimentos em atividades que têm valor social”.

Para o diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Dornelles, o desafio colocado pela sociedade é obter ganhos de produtividade, e isso será alcançado a partir da utilização de alternativas com maior tecnologia e inovação. “O que a gente precisa é criar políticas públicas que façam que esse setor [sucroenergético] consiga fazer chegar ao campo as tecnologias inovadoras que estão sendo construídas”. Em segundo lugar, apontou que é preciso criar mecanismos para que as melhorias de produtividade e rendimento cheguem também ao campo. “Com isso, o Brasil voltará a ter produto de boa qualidade, bom preço e aceitação para a sociedade brasileira”.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário