one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy

Imagem:

Compartilhar:

Levy responde internautas e fala em responsabilidade com gastos públicos

Criado em 09/01/15 13h50
Por Daniel Lima Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse ao internauta Marconi Saldate, que “ninguém come realmente de graça” em referência ao jargão de economia usado, segundo ele, por um professor da chamada escola de Chicago para explicar que tudo que o governo faz é pago pelo contribuinte. O ministro participou de bate-papo com internautas no Facebook. “Marconi, sua pergunta é divertida, apesar de provavelmente a maior parte das pessoas não saberem o que isso quer dizer. Isso é uma história da década de 70, quando alguns economistas da Universidade de Chicago, que é uma das melhores do mundo, fizeram algumas reformas” explicou. Levy lembrou que algumas dessas reformas deram muito certo, outras nem tanto.

Os Chicago Boys, como passaram a ser conhecidos, eram estudantes de economia da América Latina que estudaram na ultraconservadora Universidade de Chicago e defendiam ideias econômicas “neoliberais” e a não interferência do estado na economia.

“Muita coisa mudou desde aquela época. Essa Universidade tinha um professor que dizia uma frase que ficou muito conhecida, e que a gente sabe que tem seu grau de verdade: “Ninguém come realmente de graça”. A gente sabe que quando alguém passeia ou faz alguma coisa sem pagar, outra pessoa está pagando. Então, essa frase é importante para quem está no governo”, postou em resposta a Saldate.

Levy lembrou que tudo que o governo “dá”, é pago pelo contribuinte. Por isso, o novo ministro da Fazenda, falou sobre a cautela necessária para usar o dinheiro público e garantir que ele chegue às pessoas certas. “Enfim, boas ideias em economia vêm de vários lugares e a gente tem que estar sempre atento para analisar e adotar as melhores”, destacou.

O bate-papo foi realizado pelo perfil do governo federal Portal Brasil e começou às 10h30, por meio do Facebook. Joaquim Levy respondeu a perguntas sobre o futuro da economia do país e como isso vai afetar a vida do cidadão no dia a dia. Com a hashtag #‎LevyResponde, o internauta acompanhou a transmissão no endereço  

Editor: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário