one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Firjan quer que governo faça campanha para economia de energia.

Criado em 25/02/15 20h11 e atualizado em 25/02/15 20h41
Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) entregou nesta quarta-feira (25) ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, uma lista de propostas para enfrentar a crise elétrica e garantir o suprimento de energia no país. Entre as medidas, a entidade defende a necessidade de ampliar a comunicação com a sociedade, com uma campanha de conscientização sobre a necessidade de economizar energia de forma intensa. “Todos temos responsabilidade enquanto brasileiros e seres humanos para sustentar o país”, disse o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira.

Segundo ele, houve uma coincidência entre o que a entidade está propondo e o que o governo já está planejando. Recentemente, Braga disse que o governo está preparando uma cartilha para orientar a população sobre a importância do uso racional de energia.

A Firjan também alertou que em caso de necessidade de racionamento de energia o governo observe as peculiaridades do setor, como a sazonalidade, e que as regras sejam comunicadas com a máxima antecedência possível. De acordo com Vieira, o consumo de energia das indústrias deve ser menor neste ano. “Como o crescimento não vai ser brilhante neste ano, naturalmente vai haver um reequilíbrio na questão do consumo de energia elétrica”.

A ampliação da utilização de geradores, turbinas e motores das indústrias também foi sugerida, com contrapartidas às empresas que ampliarem sua geração, como redução de impostos e aumento da oferta de crédito para aquisição de geradores. Outra medida apresentada é a simplificação de exigências das linhas de crédito para ações de eficiência energética.

Outras medidas apontadas pela Firjan, segundo Vieira, são a redução da iluminação em prédios públicos, monumentos e vias, sem prejudicar a segurança da população. A médio e longo prazo, a entidade defende a necessidade de eliminar o atraso na construção de usinas de geração de energia elétrica e expandir a geração de energia nuclear.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário